Partilhar

Situação de seca diminuiu em janeiro em Portugal continental

No final de janeiro 6,3% do território de Portugal continental estava em seca meteorológica, face a mais de 50% em dezembro, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

17 Fevereiro 2025
Forever Young com Lusa

No mês passado, apenas a região do litoral do Alentejo e o barlavento Algarvio estavam em situação de seca, na classe de seca fraca, segundo o índice meteorológico de seca (PDSI) do IPMA, que indica também que janeiro foi o 2.º mais chuvoso desde 2000.

No final de dezembro mais de metade (54,6%) de Portugal continental estava em seca meteorológica.

De acordo com o boletim climatológico de janeiro, no final de janeiro 53,4% do continente estava na classe de chuva fraca, 40,3% na classe normal, 6,2 % na classe de seca fraca e 0,1 % na classe de seca moderada.

O instituto classifica em nove classes o índice meteorológico de seca, que varia entre “chuva extrema” e “seca extrema”.

Além do índice de seca, o Boletim Climatológico do IPMA indica que o mês de janeiro classificou-se como muito quente em relação à temperatura do ar e muito chuvoso em relação à precipitação.

Segundo o IPMA, janeiro foi o 6.º mais quente desde 1931 (mais quente em 1955).

O valor médio da temperatura máxima do ar foi o 3.º valor mais alto desde 1931 (mais alto em 2015) e a mínima foi a 4.ª mais alta desde 2000.

No que diz respeito à quantidade de precipitação em janeiro (190,3 milímetros), o IPMA refere que foi superior ao normal.

Durante o mês de janeiro registaram-se valores elevados de chuva em especial no período de 05 a 08 na região Norte e Centro e nos períodos 19 a 22 e 24 a 29 em todo o território, com muitas estações meteorológicas a registarem um total mensal cerca de duas a três vezes o valor médio mensal.

DD // SB

Lusa/Fim

Mais Recentes

«Este é o lugar da casa onde os cães devem dormir», garantem os especialistas

há 54 minutos

Autoridades sanitárias ordenam retirada imediata deste lote de chocolate: está contaminado com salmonela

há 1 hora

Autoridades de saúde mandam retirar estes preservativos do mercado: «por favor, não os usem», apelam

há 1 hora

A proteína secreta para retardar o envelhecimento está no seu frigorifico

há 2 horas

Quase desconhecida em Portugal, esta fruta combate o envelhecimento (e ajuda a perder peso)

há 2 horas

Com que idade uma pessoa é considerada “velha”? A ciência dá a resposta

há 2 horas

Exposição estabelece diálogo artístico com a figura de Cristo

há 3 horas

Opinião: «Osteoartrose, perspetiva atual sobre uma condição debilitante», Nuno Pais e João Espregueira-Mendes, ortopedistas

há 3 horas

Saiba como está de saúde: centro comercial organiza rastreios gratuitos, só tem de comparecer

há 3 horas

Óbito: Morreu Kadance Fredericksen, Miss Teen USA

há 4 horas

Costuma jantar fora? Saiba se os restaurantes podem exigir a entrega de sinal para a reserva de mesa

há 4 horas

Decida o seu futuro: saiba tudo sobre o testamento vital e não deixe as suas decisões nas mãos dos outros

há 4 horas

40 anos de história: centro comercial assinala aniversário com concerto (gratuito) de Marisa Liz

há 5 horas

Óbito: Reveladas as exéquias fúnebres de Manuel Sérgio

há 5 horas

Óbito: Morreu o cantor guineense Américo Gomes

há 5 horas

IRS: Governo elimina obrigação de reporte de juros e subsídio de refeição

há 5 horas

Livraria Lello compra e expõe biblioteca de Amy Winehouse que beijava os livros que amava

há 5 horas

Cancro: cientistas descobrem mecanismo para melhorar a sobrevivência à radiação

há 5 horas

Vaticano: «Papa Francisco passou a noite de forma tranquila»

há 5 horas

Se tem mais de 55 anos não perca tempo: inclua já estes alimentos na sua alimentação

há 19 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.