Partilhar

Porto despede-se hoje do ex-presidente Pinto da Costa em cortejo fúnebre

A última despedida ao antigo presidente do FC Porto Pinto da Costa, que morreu sábado aos 87 anos, parte hoje da Igreja das Antas, onde decorrerá o funeral, e passa pelo Estádio do Dragão a caminho do Prado do Repouso.

17 Fevereiro 2025
Forever Young com Lusa

O universo ‘azul e branco’, e o mundo do futebol de forma mais alargada, despedem-se hoje do antigo líder dos ‘dragões’ durante 42 anos, até 2024, que foi também uma figura preponderante na afirmação da cidade e da região Norte.

No final da missa, cujo início, nas Antas, está marcado para as 11:00, o cortejo desce a Alameda a caminho do Estádio do Dragão, rumando daí até ao cemitério Prado do Repouso, no Bonfim, onde o corpo de Pinto da Costa será cremado.

Desde a noite de sábado, quando foi conhecida a morte, que adeptos portistas têm deixado tributos, flores, cachecóis e outras lembranças no Estádio do Dragão, por um lado, e na Igreja das Antas, em que o corpo esteve em câmara ardente a partir de domingo, por outro.

Centenas de personalidades, do FC Porto ao mundo do desporto em geral, passando pela sociedade civil, clubes internacionais como o Real Madrid, até ao Presidente da República e o primeiro-ministro têm partilhado declarações de pesar pela perda do antigo dirigente.

A equipa principal masculina venceu em casa do Farense (1-0), no domingo, e homenageou Pinto da Costa, com a Liga, que chegou a presidir, e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a decretarem um minuto de silêncio nos jogos das suas competições.

Em pessoa, muitos prestaram um último tributo ao ex-presidente nas Antas, com a igreja cercada por milhares de pessoas, painéis de homenagem no estádio e outras formas de o lembrar.

Espera-se uma afluência acima do expectável no funeral, com fonte do Comando Metropolitano do Porto da Polícia de Segurança Pública (PSP) a explicar, à Lusa, que o condicionamento da circulação nas ruas próximas será semelhante ao que já está em marcha.

Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, clube no qual se estabeleceu como dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial entre 1982 e 2024, morreu no sábado aos 87 anos, vítima de cancro.

Pinto da Costa tinha sido diagnosticado com um cancro na próstata em setembro de 2021 e agravou o seu estado de saúde nas últimas semanas, menos de um ano depois da derrota para a presidência do clube frente a André Villas-Boas.

Empossado pela primeira vez em 23 de abril de 1982, seis dias depois de ter sido eleito sem oposição como sucessor de Américo de Sá, o ex-dirigente exerceu funções durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, levando o FC Porto à conquista de 2.591 títulos em 21 modalidades – 69 dos quais no futebol sénior masculino, incluindo sete internacionais.

SIF (RTF/JYA) // JP

Lusa/Fim

Mais Recentes

«Este é o lugar da casa onde os cães devem dormir», garantem os especialistas

há 47 minutos

Autoridades sanitárias ordenam retirada imediata deste lote de chocolate: está contaminado com salmonela

há 1 hora

Autoridades de saúde mandam retirar estes preservativos do mercado: «por favor, não os usem», apelam

há 1 hora

A proteína secreta para retardar o envelhecimento está no seu frigorifico

há 2 horas

Quase desconhecida em Portugal, esta fruta combate o envelhecimento (e ajuda a perder peso)

há 2 horas

Com que idade uma pessoa é considerada “velha”? A ciência dá a resposta

há 2 horas

Exposição estabelece diálogo artístico com a figura de Cristo

há 3 horas

Opinião: «Osteoartrose, perspetiva atual sobre uma condição debilitante», Nuno Pais e João Espregueira-Mendes, ortopedistas

há 3 horas

Saiba como está de saúde: centro comercial organiza rastreios gratuitos, só tem de comparecer

há 3 horas

Óbito: Morreu Kadance Fredericksen, Miss Teen USA

há 4 horas

Costuma jantar fora? Saiba se os restaurantes podem exigir a entrega de sinal para a reserva de mesa

há 4 horas

Decida o seu futuro: saiba tudo sobre o testamento vital e não deixe as suas decisões nas mãos dos outros

há 4 horas

40 anos de história: centro comercial assinala aniversário com concerto (gratuito) de Marisa Liz

há 4 horas

Óbito: Reveladas as exéquias fúnebres de Manuel Sérgio

há 5 horas

Óbito: Morreu o cantor guineense Américo Gomes

há 5 horas

IRS: Governo elimina obrigação de reporte de juros e subsídio de refeição

há 5 horas

Livraria Lello compra e expõe biblioteca de Amy Winehouse que beijava os livros que amava

há 5 horas

Cancro: cientistas descobrem mecanismo para melhorar a sobrevivência à radiação

há 5 horas

Vaticano: «Papa Francisco passou a noite de forma tranquila»

há 5 horas

Se tem mais de 55 anos não perca tempo: inclua já estes alimentos na sua alimentação

há 19 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.