Na primeira semifinal do Festival da Canção vão atuar Xico Gaiato, Rita Sampaio, Du Nothin, Marco Rodrigues, Margarida Campelo, JOSH, Capital da Bulgária, Bluay, Jéssica Pina e Peculiar.
O Festival da Canção 2025 começa este sábado, com dez temas a competirem por seis lugares na final, marcada para 8 de março e cujo vencedor irá representar Portugal no 69.º Festival Eurovisão da Canção, em maio na Suíça. Este sábado, na primeira semifinal, competem dez dos 20 temas que este ano disputam o concurso.
São eles, por ordem de apresentação: “Ai Senhor!” (autoria e interpretação de Xico Gaiato), “Voltas” (autoria de Tiago Sampaio/interpretação de Rita Sampaio), “Sobre Nós” (Du Nothin), “A minha casa” (Marco Rodrigues), “Eu sei que o amor” (Margarida Campelo), “Tristeza” (JOSH), “Lisboa” (Capital da Bulgária), “Ninguém” (Bluay), “Calafrio” (Jéssica Pina) e “Adamastor” (Peculiar).
Na final, as votações do júri serão feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas. Em caso de empate, nas semifinais prevalece a escolha do júri e, na final, a do público.
Este ano, à semelhança de anos anteriores, as duas semifinais e a final acontecem nos estúdios na RTP em Lisboa e são emitidas em direto na RTP1, RTP África, RTP Internacional e RTP Play. O tema vencedor irá representar Portugal no 69.º Festival Eurovisão da Canção, que este ano acontece em Basileia, na Suíça, país que venceu o concurso no ano passado.