Partilhar

Neuronite vestibular: especialista explica a condição que levou ao internamento urgente de Dilma Rousseff, ex-presidente do Brasil

Falámos com um especialista que nos esclareceu.

26 Fevereiro 2025
Sandra M. Pinto
A ex-presidente brasileira Dilma Rousseff, atual líder do banco de desenvolvimento do bloco BRICS, está hospitalizada na China desde sexta-feira, depois de sofrer de neurite vestibular, uma “inflamação do nervo do equilíbrio”.
«Embora os familiares da antiga chefe de Estado, de 77 anos, tenham dito à imprensa brasileira que ela foi hospitalizada na segunda-feira, uma série de mensagens publicadas na rede social X indicam que foi internada no dia 21 num hospital de Xangai, sede do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês)», relevou a Lusa. «Dilma está a responder bem ao tratamento», é acrescentado.
Falámos com David Dias, otorrinolaringologista do Centro Hospitalar Universitário de Santo António no Porto, que nos explicou que «a neuronite vestibular, ou síndrome vestibular agudo, resulta da inflamação do nervo vestibular, responsável pelo equilíbrio», a qual, geralmente, «ocorre após infecções virais».
Questionado sobre os sintomas, o especialista esclarece que «o mais marcado é a vertigem, muitas vezes descrita como a sensação de ver as coisas andar à roda, intensa, persistente e de início súbito», sendo que a ela se juntam o desequilíbrio e as náuseas, «não provocando perda auditiva».
De acordo com o especialista ouvido pela Forever Young, estes sintomas tornam-se numa assim numa «entidade altamente incapacitante».
A neuronite vestibular pode provocar sintomas durante dias ou semanas, mas tende a melhorar com o tempo, sublinha o médico, referindo que o tratamento envolve repouso e tratamento farmacológico. «A recuperação completa pode demorar semanas ou meses, mas a maioria dos doentes melhora sem sequelas», sublinha.
David Dias chama a atenção para o facto de «exercícios de reabilitação vestibular poderem ajudar na compensação do sistema vestibular, quer na fase aguda da doença quer na existência de sequelas».
Na opinião do médico, «a vertigem é um sintoma frequentemente mal compreendido pelos pacientes e carece de observação por profissionais experientes nesta área, uma vez que pode ser provocada por outro tipo de patologias, nomeadamente do sistema neurológico».
Esta realidade leva o especialista a deixar um apelo: «Caso tenha estes sintomas deve fazer-se observar um médico de Neurologia ou de Otorrinolaringogia».

Mais Recentes

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 10 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 11 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 12 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 13 horas

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 14 horas

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 15 horas

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 16 horas

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 1 dia

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 1 dia

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 1 dia

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 1 dia

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 1 dia

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 1 dia

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 1 dia

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 1 dia

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 1 dia

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 1 dia

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 1 dia

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 1 dia

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.