A ex-presidente brasileira Dilma Rousseff, atual líder do banco de desenvolvimento do bloco BRICS, está hospitalizada na China desde sexta-feira, depois de sofrer de neurite vestibular, uma “inflamação do nervo do equilíbrio”.
«Embora os familiares da antiga chefe de Estado, de 77 anos, tenham dito à imprensa brasileira que ela foi hospitalizada na segunda-feira, uma série de mensagens publicadas na rede social X indicam que foi internada no dia 21 num hospital de Xangai, sede do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês)», relevou a Lusa. «Dilma está a responder bem ao tratamento», é acrescentado.
Falámos com David Dias, otorrinolaringologista do Centro Hospitalar Universitário de Santo António no Porto, que nos explicou que «a neuronite vestibular, ou síndrome vestibular agudo, resulta da inflamação do nervo vestibular, responsável pelo equilíbrio», a qual, geralmente, «ocorre após infecções virais».
Questionado sobre os sintomas, o especialista esclarece que «o mais marcado é a vertigem, muitas vezes descrita como a sensação de ver as coisas andar à roda, intensa, persistente e de início súbito», sendo que a ela se juntam o desequilíbrio e as náuseas, «não provocando perda auditiva».
De acordo com o especialista ouvido pela Forever Young, estes sintomas tornam-se numa assim numa «entidade altamente incapacitante».
A neuronite vestibular pode provocar sintomas durante dias ou semanas, mas tende a melhorar com o tempo, sublinha o médico, referindo que o tratamento envolve repouso e tratamento farmacológico. «A recuperação completa pode demorar semanas ou meses, mas a maioria dos doentes melhora sem sequelas», sublinha.
David Dias chama a atenção para o facto de «exercícios de reabilitação vestibular poderem ajudar na compensação do sistema vestibular, quer na fase aguda da doença quer na existência de sequelas».
Na opinião do médico, «a vertigem é um sintoma frequentemente mal compreendido pelos pacientes e carece de observação por profissionais experientes nesta área, uma vez que pode ser provocada por outro tipo de patologias, nomeadamente do sistema neurológico».
Esta realidade leva o especialista a deixar um apelo: «Caso tenha estes sintomas deve fazer-se observar um médico de Neurologia ou de Otorrinolaringogia».