O ator norte-americano de 95 anos e a sua mulher, Betsy Arakawa foram encontrados mortos esta quinta-feira de madrugada, 27 de fevereiro, na sua casa em Santa Fé, no Novo México.
Os corpos foram encontrados na residência do casal e foi aberta uma investigação pelas autoridades. Além de Gene e Betsy, também o corpo do cão do ator foi encontrado. Foi aberta uma investigação, não se sabendo a causa exata da morte. “Há uma investigação a decorrer, porém, neste momento, não acreditamos que haja indício de crime”, informaram as autoridades.
Apesar da causa da morte ainda não ter sido determinada, Elizabeth Jean Hackman, filha do ator, revelou que «não havia certezas quanto às circunstâncias das mortes, mas que poderiam estar relacionadas com gases tóxicos, mais concretamente, com monóxido de carbono».
Mas o que é e quais os perigos de inalação de monóxido de carbono?
Muitas apelidado de “perigo invisível”, o monóxido de carbono (CO) «é um gás incolor e inodoro, produzido pela combustão incompleta de madeira, carvão e gás», começa por esclarecer Ana Isabel Pedroso, especialista em Medicina Interna e Medicina Intensiva, em declarações à Forever Young.
Questionada sobre quais as consequências que advêm da sua inalação, a especialista refere que a mesma «impede o transporte de oxigénio no sangue, causando dor de cabeça, tonturas, náuseas e, em casos mais graves, desmaio, coma e morte».
Sendo sempre uma situação de risco, a especialista ouvida pela Forver Young reforça que «o risco é maior em locais mal ventilados, com lareiras, aquecedores a gás e motores ligados em espaços fechados».
Tratamento e prevenção
Sobre o tratamento, a especialista em Medicina Interna e Medicina Intensiva, sublinha que este «inclui a remoção imediata da pessoa da exposição, oxigénio a 100% e, nos casos graves, oxigenoterapia hiperbárica».
Num último alerta, Ana Isabel Pedroso chama a tenção para a prevenção, reforçando que esta «passa por uma ventilação adequada, pela manutenção dos aparelhos e uso de detetores de CO», conclui.