Quer saber qual será o seu salário líquido em 2023?

Seja do setor publico ou privado.

Doutor Finanças, acaba de disponibilizar o Simulador de Salário Líquido para 2023.

As novas tabelas de retenção na fonte vão ter impacto nos rendimentos já a partir de janeiro. O simulador de salário líquido vai permitir a cada pessoa perceber qual o impacto das novas tabelas no seu rendimento.

O início do ano traz, muitas vezes, novidades ao nível dos rendimentos, seja apenas pela alteração das tabelas de retenção na fonte, seja por revisões de rendimento. Independentemente das potenciais alterações, o simulador de salário líquido permite que cada um de nós saiba exatamente com o que contar. Num ano que se avizinha desafiante, quer pelo aumento do custo de vida, quer pela subida dos juros, esta consciência torna-se especialmente revelante”, salienta Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças.

Em 2023, há algumas alterações com impacto nos rendimentos líquidos das pessoas. Com o aumento do salário mínimo, só os rendimentos a partir dos 762 euros fazem descontos para o IRS. Além disso, as próprias tabelas de retenção na fonte sofreram alterações, pelo que a maior parte das pessoas terá mudanças no salário líquido.

Além disso, o Governo propôs ao setor privado um aumento médio dos salários em 2023 de 5,1% e elevou o valor máximo de subsídio de alimentação isento do pagamento de impostos.

Ainda que estas medidas não impliquem aumentos obrigatórios por parte das empresas, é possível que algumas decidam avançar com alterações ao nível dos subsídios ou do salário base, sendo importante perceber qual o impacto no rendimento líquido.

Em 2023 há ainda outra alteração: as tabelas de retenção na fonte são diferentes no primeiro e segundo semestre do ano. O simulador de salário líquido disponível só contempla as tabelas de retenção do primeiro semestre.

Assim que o primeiro semestre de 2023 chegar ao fim, entra em vigor um novo modelo de tabelas de retenção na fonte, que funciona com uma lógica semelhante à da liquidação anual do imposto.

“Através do simulador de salário líquido 2023, podemos descobrir o valor exato que vamos receber e descontar para o IRS e Segurança Social. Além disso, se tivermos outros rendimentos, seja subsídio de refeição, duodécimos ou outros rendimentos, basta preencher os campos com os valores corretos para sabermos qual o valor do nosso salário líquido”, refere ainda o responsável.

Através desta ferramenta, podemos simular vários cenários. É possível perceber qual o impacto de recebermos subsídios de Natal e férias em duodécimos ou por inteiro, bem como de recebermos o subsídio de refeição em cartão ou dinheiro.

Já se o ordenado incluir outras componentes, sejam estas isentas ou não de impostos, também é possível apurarmos o valor final que vai cair na nossa conta ao fim do mês. Para tal, basta garantir que colocamos os valores corretos, nos campos certos.

Para conseguirmos calcular o valor final do nosso salário líquido em 2023, precisamos de ter em nossa posse o seguinte:

  • Salário bruto (valor do salário base);
  • Situação familiar (Solteiro, casado, um ou dois titulares);
  • Dependentes (nenhum ou o número de dependentes);
  • Subsídio de Natal e Férias (dois subsídios por inteiro; 50% de um subsídio por duodécimos; 50% dos dois subsídios em duodécimos ou 1 subsídio completo em duodécimo; dois subsídios por inteiro em duodécimos);
  • Se tem ou não o subsídio de alimentação (valor do subsídio, método de pagamento que pode ser dinheiro ou vale/cartão refeição);
  • Outros rendimentos sujeitos ou não a IRS (retenção na fonte) e Segurança Social.

O Doutor Finanças disponibiliza ainda o Simulador de Salário Líquido 2022, que podemos continuar a utilizar e perceber qual a diferença comparativamente com 2023.

Ler Mais


loading...
Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

3 + 1 =