<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Se mudou de óculos e a adaptação está difícil, calma: siga estas dicas e vai ver que tudo melhora

10 Março 2025
Forever Young

À medida que envelhecemos, é natural que a nossa capacidade visual se degrade

Mesmo para todas as pessoas que sempre atingiram pontuações máximas nos testes de visão, o mais provável é que mais cedo ou mais tarde poderão vir a necessitar de óculos para ler ou ver ao perto.

Em outros casos, a sua visão pode ser tão alterada que gradualmente irá obrigar a que use óculos para as mais variadíssimas situações. Tanto para ver ao perto como mais ao longe. Nestas situações tradicionalmente seria-lhe recomendado que usasse lentes bifocais. Está é, no entanto, uma opção pouco conveniente, antiga e extremamente associada a pessoas idosas.

Felizmente existem lentes progressivas. Esta é uma solução que permite incluir numa só lente diferentes níveis focais que podem ajudar a melhorar o campo de visão na sua globalidade, tanto ao perto como ao longe, procurando restaurar uma visão 20/20.

Apesar dos seus inúmeros benefícios e conveniência, pode ser necessário um certo período de ajuste. Terá que se habituar um pouco a este tipo de lentes. Eis algumas das principais dicas para se suavizar este processo:

Mantenha os óculos na sua cara

No início, pode sentir-se tentado a ir trocando entre os seus novos óculos progressivos e os seu mais antigos. Isto pode acontecer devido a alguma desorientação que pode sentir no começo. No entanto deve resistir a este impulso, pois quanto mais usar as lentes progressivas mais rapidamente se irá habituar às mesmas. Vai ver que rapidamente se irá sentir confortável.

Tente não estar constantemente a mover o seu olhar

Estar constantemente a fazer o seu olhar passar entre as várias zonas das lentes, pode gerar algum cansaço na vista e dores de cabeça. Ganhe o hábito de mover ligeiramente a sua inteira cabeça, e não apenas o olhar, quando está passar entre as diferentes prescrições focais.

Posicione corretamente os seus óculos

Tal como com qualquer outro tipo de óculos, um posicionamento correto pode ser a diferença entre sentir-se (ou não) confortável. Assegure-se que mantém os seus óculos posicionados no topo do seu nariz e perto dos olhos de forma a aumentar o máximo possível a sua visibilidade.

Caso continue a sentir algum desconforto com o posicionamento das suas lentes não hesite em visitar o seu oftalmologista ou loja de óptica e peça uma correção da situação.

Seja paciente

Se persistir e continuar a usar os óculos vai conseguir treinar o seu cérebro a ver através das diferentes áreas das lentes, sem qualquer problema. Irá tornar-se um hábito. Pode precisar de algumas semanas até atingir este conforto, mas vai ver que o irá atingir. Nessa altura será certamente mais conveniente do que estar constantemente a trocar entre diferentes pares de óculos.