<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Pode ser fatal: como proteger os seus gatos da gripe das aves

21 Março 2025
Forever Young

Uma infeção pelo vírus H5N1 pode ser fatal para os animais domésticos, mas há medidas que se podem tomar para minimizar o risco.

Gatos domésticos são particularmente suscetíveis a contrair o vírus, que pode ser fatal nos felinos, enquanto a tendência crescente de manter galinhas no quintal — para dar resposta à escassez de ovos — corre o risco de aumentar ainda mais os casos. Estes animais podem contrair  vírus de pássaros infetados, vivos ou mortos, bem como de fezes, superfícies contaminadas e alimentos contaminados.

«Sabemos há anos que os gatos são suscetíveis à gripe, e isso preocupa muitas pessoas agora porque eles podem morrer por causa disso», diz Sandra Faeh, presidente da American Veterinary Medical Association (AVMA). Os gatos, especialmente aqueles que saem de casa, estão particularmente em risco por causa da sua exposição a pássaros potencialmente doentes.

Os gatos também estão a ser infetados ao serem alimentados com comida crua — caseira ou comercialmente disponível — assim como leite não pasteurizado.

Faeh diz que a melhor coisa a fazer para proteger o seu gato é mantê-lo dentro de casa e longe da vida selvagem. Middleton, do Departamento de Saúde Pública do Condado de Los Angeles, também aconselha as pessoas a evitarem «alimentar os seus animais de estimação com carne crua ou mal cozida e produtos de aves, leite ou laticínios crus e alimentos crus para animais de estimação».