Um estudo liderado pela Universidade de Columbia (Nova Iorque) reconheceu que passar muito tempo sentado aumenta o risco de morte. Pessoas fisicamente inativas e sedentárias podem ter até cinco vezes mais risco de mortalidade do que pessoas que não o são.
Por que é tão difícil fazer exercício? A verdade é que os motivos variam: emoções negativas associadas ao exercício, obrigações familiares, preço, horários, medo fazer exercício sozinho, falta de acesso a instalações ou equipamentos, todos esses fatores reduzem a probabilidade de ficar motivado para se exercitar.
Para instituições internacionais como a OMS, ir ao ginásio não é essencial, antes incentivam a integração de exercícios físicos no horário de trabalho e na rotina diária. Assim, uma das recomendações gerais para reduzir o sedentarismo é levantar-se de vez em quando durante o trabalho – a cada meia hora é o recomendado; no máximo a cada hora — o que melhora a circulação e alonga os músculos das pernas ou das costas. Como geralmente esquecemos de o fazer quando estamos focados , é possível usar ferramentas para programar pequenas pausas no trabalho: Stretchly para computadores Windows, macOS ou Linux, Time Out para computadores Apple, Work Break para Android, entre outros.
Alguns dispositivos, como smartwatches e rastreadores de atividades, incorporam esse recurso como padrão. O Apple Watch , por exemplo, alerta a cada hora para se mexer, e no final do dia pode verificar os seus anéis de atividade para ver quantas vezes efetivamente se movimentou; com o Fitbit Charge 6, deve dar pelo menos 250 passos por hora para ajudar a atingir sua meta de atividade. Caso não tenha feito isso, uma notificação aparecerá no dispositivo 10 minutos antes do fim da hora (por exemplo, às 10:50) e vibrará para lembrá-lo.
Existem muitas aplicações e serviços que oferecem rotinas que se podem fazer em casa e com o mínimo de equipamentos. O Apple Fitness+ inclui vídeos com instrutores profissionais com uma ampla variedade de atividades , com duração entre 5 e 45 minutos atualizados semanalmente, com a opção de partilhar sua assinatura com outros membros da família; O FitnessAI usa inteligência artificial para otimizar a sua rotina de exercícios e exibe animações 3D para ajudar a ver como executar os exercícios corretamente; e o Nike Training Club (NTC) inclui mais de 200 programas de treino liderados por personal trainers profissionais, disponíveis ao vivo.