A função dos rins no corpo é fundamental: limpar e filtrar o sangue, além de eliminar resíduos e excesso de líquidos do corpo. Para mantê-los em boas condições, é essencial ter uma alimentação saudável, incluindo o consumo de frutas e vegetais, além de beber bastantes líquidos.
Pelo contrário, álcool, tabaco, gorduras, alimentos ricos em sal e potássio são prejudiciais.
De particular preocupação são algumas das bebidas que consumimos regularmente, que com o tempo podem enfraquecer e danificar os rins sem que percebamos.
Uma delas são os refrigerantes, especialmente os de cor escura, como colas e cerveja de milho. Esses alimentos contêm grandes quantidades de ácido fosfórico, que está associado a um risco aumentado de danos renais e pedras nos rins. Além disso, refrigerantes contêm açúcar e adoçantes artificiais, que sobrecarregam ainda mais os rins.
«Os rins não precisam de muito: apenas líquidos limpos, um estilo de vida saudável e uma carga mínima de toxinas. Escolhas inteligentes de bebidas podem reduzir o risco de inflamação, promover a eliminação de resíduos do corpo e manter o equilíbrio eletrolítico sob controle”, alertam especialistas.