As letras das músicas são uma ferramenta para lidar com o stress emocional, a dor emocional e o isolamento em tempos de crise, de acordo com um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém.
Os investigadores demonstram que as letras das músicas têm um papel central na regulação das emoções, na medida em que as pessoas se baseiam nas mesmas para espelhar o que sentem, sentindo-se assim menos sozinhas e mantendo um melhor controlo emocional.
O trabalho, da autoria de Renana Peres e Adi Levy da Business School e de Roni Granot do Departamento de Musicologia da Universidade Hebraica, analisou mais de 2800 canções, escolhidas por pessoas de 11 países, durante o primeiro confinamento da covid-19.
As letras de música que incluíam palavras relacionadas com perda, vida e morte, pertença ou alma foram as mais selecionadas por quem lutava contra a tristeza, a solidão e a necessidade de autorreflexão. Quem sentia necessidade de se distrair optava mais pelo tema da perda, enquanto os que enfrentavam a solidão tendiam mais para letras de músicas sobre pertença.
No que diz respeito às características sonoras — como ritmo, harmonia ou tom — não se verificou qualquer conexão consistente com as emoções sentidas.
“Esta investigação dá-nos uma nova perspetiva em como a música é importante para entretenimento, mas também para a regulação emocional”, afirmou Roni Granot, segundo avança o AlphaGalileo.