Às vezes, uma ferida demora muito para cicatrizar ou infeta, interrompendo completamente o processo de cicatrização. É importante ter atenção às etapas da cicatrização para saber se está no caminho certo.
Uma ferida típica começa a cicatrizar imediatamente após um processo de quatro etapas:
Hemostasia – O corpo sabe quando foi ferido e concentra-se em estancar o sangramento. Esse processo pode ocorrer segundos ou minutos após o ferimento. A hemostasia também ajuda a preparar o corpo para a segunda fase da cicatrização.
Inflamação – Inflamação é um termo sofisticado para formação de crostas. Depois do corpo dizer à ferida para parar de sangrar, ela começa a formar um coágulo sanguíneo – do tipo bom. O sangue coagula e forma uma crosta, que também atua como uma barreira para manter germes e bactérias longe da ferida. O tempo que as crostas levam para cicatrizar depende do tipo de lesão.
Proliferação – Assim que a ferida estabiliza, entra em modo de reconstrução. O corpo envia células sanguíneas ricas em oxigénio e colágeno para a ferida, o que ajuda a formar uma nova pele. Pode ficar vermelha e elevada nesta fase.
Maturação – A maturação é a fase da cicatrização em que uma cicatriz amolece, achata e desaparece. Durante esta fase, o corpo fortalece a área. Dependendo da gravidade da ferida, a maturação pode levar um ano ou mais para completar.
Acompanhar a ferida e o estágio de cicatrização em que ela se encontra pode ajudar a identificar se ela está a cicatrizar ou não. Os sinais de cicatrização incluem:
- Coagulação sanguínea na ferida
- Crostas
- Inchaço
- Cicatrizes
Feridas abertas e feridas que demoram a cicatrizar devem ser examinadas por um profissional de saúde.
Se a ferida não cicatriza ou cicatriza lentamente, é considerada uma ferida crónica. Há muitas opções que o médico pode sugerir, incluindo medicamentos orais prescritos para melhorar o fluxo sanguíneo, medicamentos tópicos para ajudar a eliminar qualquer infeção, desbridamento da ferida, tratamento com oxigénio hiperbárico ou terapia para reduzir o inchaço.
A desbridação de feridas é um processo de remoção de tecido morto ou infetado ao redor da ferida. Isso ajuda a ferida a cicatrizar mais rapidamente e garante que o tecido saudável possa crescer.
Sinais de infeção de ferida:
- Febre e calafrios – Sempre que houver febre , é provável que seu corpo esteja a combater uma infeção.
- Aumento da dor ou sangramento do ferimento – Claro que os ferimentos doem, mas eles não devem ficar progressivamente mais dolorosos.
- Líquido ou pus descolorido, verde, amarelo ou castanho saindo da ferida
- Fedorento
- Náuseas e vómitos
Certos fatores ou condições de saúde podem aumentar o risco de feridas crónicas:
- Idade
- Diabetes
- Pressão alta (hipertensão)
- Obesidade
- Má circulação sanguínea
- Doença vascular
- Sistema imunológico enfraquecido










