<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

«Se sentir a pálpebra tremer, cuidado: pode estar envenenado com cortisol», alerta especialista

Forever Young

Um sintoma aparentemente inofensivo pode esconder um desequilíbrio significativo do corpo, alerta o especialista.

Espasmos nas pálpebras, aquela pequena vibração incómoda na área perto dos olhos, são mais comuns do que se imagina.  Embora na maioria dos casos seja um espasmo leve e temporário, conhecido como mioquimia ocular, o sintoma também pode ser um aviso importante de que algo não está bem no corpo.

O psiquiatra Alejandro Martínez Rico alertou recentemente sobre isso num de seus vídeos partilhados nas redes sociais, explicando que esse tremor não deve ser ignorado , principalmente em determinadas circunstâncias.

«Já teve tremores nos olhos? Cuidado, pois pode ser um sinal de que está superexposto ao cortisol , o que não é bom para a saúde», refere.

Martínez Rico esclarece que esse fenómeno, conhecido como mioquimia, «ocorre quando os músculos que circundam a pálpebra começam a contrair involuntariamente». Embora na maioria dos casos não seja algo grave, pode ser um sinal de alerta de que o corpo precisa de um descanso de qualidade ou que você está sob stress excessivo.

«Não se preocupe, na maioria dos casos não é nada sério, mas pode ser um sinal de que seu corpo precisa de descanso», acrescenta. 

Entre as principais causas desse tremor, o psiquiatra destaca três fatores que costumam ser os principais culpados: «Geralmente ocorre devido ao stress, ao descanso inadequado e ao consumo excessivo de café e, em alguns casos, que é quando se torna realmente perigoso, é quando esses três elementos se combinam ao mesmo tempo».