A sua cor vermelha intensa, aliada aos seus enormes benefícios nutricionais — como redução da pressão arterial, redução do colesterol e fortalecimento do sistema imunológico — fazem dela uma fruta muito desejada.
No entanto, muitas pessoas cometem erros que podem ser incompatíveis com a “vida útil” do morango. E, segundo os especialistas, o melhor lugar para armazená-los e comê-los aos poucos, ao longo de vários dias, não é o frigorifico nem a fruteira, ao contrário do que se pensa.
E isso porque os morangos podem apodrecer no frigorifico, já que são frutas muito frágeis a mudanças de temperatura e humidade. No caso do frigorifico, é importante ressaltar que o seu frio pode ter efeitos contraproducentes, pois pode alterar sua consistência, deixando-a mole e sem sabor. Por outro lado, se forem deixados na fruteira (ao ar livre), a humidade do ambiente também pode fazer com que estraguem.
Como solução confiável e alternativa, encontramos outra que requer papel absorvente. Segundo os especialistas, a melhor maneira de armazená-los corretamente é usar um recipiente hermético e colocar papel absorvente no fundo. Isso ajudará a selar o excesso de humidade.
Em seguida, deixe a tampa entreaberta ou com pequenos furos para permitir a circulação de ar. Isso evitará a formação de mofo . Porém, antes de chegar a esta etapa, terá de armazenar todas as frutas num local fresco, seco e longe da luz (armário ou despensa).
Por último, mas não menos importante, deve secar os morangos com papel toalha, embora deva tê-los desinfetado previamente com uma mistura de vinagre branco diluído em água . Dessa forma, eles podem permanecer em perfeitas condições por um longo período de tempo.