<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Tem 114 anos e é o “maratonista mais velho do mundo”: estes 2 alimentos não podem faltar na sua dieta

9 Maio 2025
Forever Young

Tem inúmeros benefícios para a saúde cardiovascular.

Para viver mais e de forma saudável, a dieta desempenha um papel fundamental. Fauja Singh, 114, o atleta conhecido como “o maratonista mais velho do mundo”, sabe disso muito bem . Singh, um britânico de origem indiana, redescobriu a paixão pela corrida aos 89 anos e começou a participar de maratonas como a Maratona de Londres, em 2000. Em 2011, em Toronto, Canadá, foi a primeira pessoa com mais de 100 anos a terminar uma maratona.

Embora já esteja aposentado do atletismo, em 2013 partilhou as suas dicas nutricionais , que considerou essenciais para chegar a essa idade com uma forma física tão incrível. “Todos os dias como sementes de linhaça e bebo uma chávena de chá”, revelou ao The Guardian.

As sementes de linhaça são recomendadas por vários especialistas devido aos seus benefícios para a saúde cardiovascular. Na verdade, a Fundação Espanhola de Nutrição descreve-as como uma “excelente fonte de fibras, ómega-3 e antioxidantes”.

Singh partilhou a sua dieta vegetariana com os leitores, que incluía legumes, laticínios e evitar o arroz. “ Antes de sair de casa, como um iogurte natural e bebo dois copos de água ”, disse.

O seu almoço consiste em ” chapatti [pão indiano com trigo integral] e daal [lentilhas] feitos no gurdwara com iogurte”. Deixou claro que  alimentos evita a todo custo. “Não como couve-flor, arroz ou arroz-doce porque não são bons para mim”, disse. “Também como caril de gengibre pelo menos uma vez por semana, o que limpa o corpo”, disse ele ao site.

“Em casa, como tudo o que meu filho mais novo e a família dele fazem. Se não gosto do que eles comem, como torrada com geleia ou mel”, acrescentou. A sua rotina termina à noite com “um copo de leite morno” antes de ir para a cama.