O que se come antes do treino pode fazer a diferença entre um bom desempenho ou uma sessão extenuante e desgastante de energia, alerta a técnica de Nutrição e Dietética, Ana Luzón. A especialista que não gosta de falar em “alimentos proibidos”, diz que ” há certas escolhas que devem ser evitadas antes do treino se quiser sentir-se bem e ter um melhor desempenho”.
Comece com alimentos gordurosos ou fritos: “Alimentos ricos em gordura são digeridos lentamente. Comê-los antes do treino pode causar inchaço, desconforto gástrico, refluxo ou fadiga precoce. Portanto, uma refeição com alguma gordura saudável (como abacate, nozes ou azeite) é uma opção melhor, mas não em excesso”, sugere a nutricionista.
Em segundo lugar, Luzón diz que “embora as fibras sejam essenciais para uma dieta saudável, consumir muitas antes do treino pode causar inchaço, gases ou desconforto intestinal , especialmente se estiver a fazer exercícios de intensidade moderada ou alta”. Por isso, recomenda que se evite comer “grandes quantidades de leguminosas, grãos integrais ou vegetais crus antes do treino”. Em vez disso, a melhor opção, é “escolher carboidratos mais digeríveis, como pão branco, arroz, aveia macia ou frutas cozidas, se tiver sensibilidades”.
A especialista também menciona o consumo excessivo de açúcar sem qualquer acompanhamento. “O excesso de açúcar simples (sucos industriais, doces, balas) pouco antes do treino pode causar um pico de glicose seguido de uma queda repentina de energia durante o treino”, alerta. Portanto, “evite sumos açucarados, refrigerantes e barras com alto teor de açúcar, sem proteína ou gordura”. Quanto à melhor opção, se precisa de um rápido aumento de energia, “coma uma fruta com um punhado de nozes ou uma pequena torrada com banana e manteiga de amendoim”, diz.
E, por fim, em quarto lugar, é aconselhável evitar treinar em jejum, dependendo do tipo de treino, ressalta. “É um erro comum. Treinar sem ter comido nada pode ser bom para sessões muito leves e para pessoas adaptadas ao jejum. Mas se estiver a fazer treino de força, HIIT ou cardio intenso, isso pode reduzir o seu desempenho e fraqueza ou tontura.” Portanto, o conselho, é incluir “uma refeição leve com carboidratos fáceis de digerir 60 a 90 minutos antes”.