Catherine Vautrin, ministra francesa do Trabalho, da Saúde, da Solidariedade e da Família, anunciou que será proibido fumar em locais públicos ao ar livre onde possam estar presentes crianças. A proibição entrará em vigor na terça-feira, 1 de julho. ” Uma geração sem fumo é possível e começa agora”, afirmou a ministra, escreve a Euronews.
“Onde quer que haja crianças, o tabaco deve desaparecer”, explicou Catherine Vautrin numa entrevista ao Ouest-France na quinta-feira, 29 de maio. Por isso, nada de cigarros nas praias, nos parques e jardins públicos, nas instalações desportivas, nos abrigos de autocarros e nas imediações das escolas. As escolas secundárias também serão afetadas pela proibição, para evitar que “os alunos fumem em frente à sua escola”.
Para a ministra, a liberdade de fumar “termina onde começa o direito das crianças a respirar ar puro”, afirmou, acrescentando que a violação desta lei implicará “uma coima de 135 euros de 4ª classe”.
O perímetro exato a abranger por esta proibição será especificado “no decreto de execução”. “Estamos a definir isso com o Conselho de Estado e confiaremos nos representantes eleitos para que o apliquem de forma pragmática”, explicou.