Sabia que fechar a porta do quarto pode ajudar a salvar a sua vida?

Uma simples decisão pode proteger a sua vida de terríveis acidentes

Gostamos de acreditar que as nossas habitações foram construídas com o intuito de nos protegerem. A verdade, no entanto, é que todos os anos acontecem inúmeros acidentes graves que provocam mortes muitas vezes evitáveis.

Os incêndios caseiros são um dos maiores flagelos que merecem a nossa atenção. Provocados muitas vezes por velas acesas ou curtos circuitos, estes são fogos que se propagam com rapidez e que podem colocar em risco a sua vida.

Para se protegerem, as famílias apostam em detetores de fumo, extintores, mantas e em saídas de emergência. Apesar destas serem opções importantes, existe uma outra bem mais simples, mas que pode ser terrivelmente eficaz: uma porta fechada.

O apogeu dos open spaces e do design de interiores muito focado em tornar os espaços mais amplos, com o mínimo de barreiras e paredes possíveis veio agravar esta questão. A verdade é que os fogos se propagam agora nos interiores “abertos” com maior velocidade e ferocidade. O fato das nossas habitações já não serem pensadas para terem várias divisões pequenas – privilegiando em alternativa menos e maiores divisões – acaba por determinar que os fogos “ganham” mais oxigénio, contribuindo para que estes se tornem mais quentes e se espalhem com maior velocidade.

Uma porta fechada pode assim representar uma importante barreira que bloqueie a propagação do fogo. Ao contrário do que muitos pensam esta é a decisão mais correta. Manter as divisões fechadas poderá ser a diferença entre ganhar ou não algum tempo para fugir. Permitindo que salve a sua vida e a dos seus entes queridos.

Obviamente esta não deverá ser a única medida preventiva que decida tomar. Os especialistas recomendam que instale alarmes de incêndio em todos os andares da sua casa, mantenha extintores funcionais e crie um plano de fuga em caso de fogo. Não deixe os aquecimentos ligados durante toda a noite e nunca os coloque perto de tecidos. Apague todas as velas e lareiras antes de se deitar.

Por último já sabe: não se esqueça de fechar a porta do seu quarto, é claro.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...