Muitas pessoas começam o dia com uma chávena de café ou chá para ganhar energia e concentração. No entanto, especialistas alertam que tomar cafeína logo ao acordar pode não ser a melhor opção para o seu corpo e mente.
Segundo a psicóloga e especialista em sono Leah Kaylor, citada pelo site Parade, beber café logo ao despertar interfere com o ciclo natural da hormona cortisol, que atinge o seu pico cerca de 30 a 45 minutos depois de acordar. “É como acelerar um motor que já está em ‘overdrive’”, explica Leah.
O cortisol é uma hormona natural que ajuda a manter-nos alertas e energizados logo pela manhã. Por isso, tomar café durante esta janela pode ser redundante ou até contraproducente.
A neurologista Ella Akkerman explica que a cafeína atua bloqueando a adenosina — molécula responsável pela sensação de sono — e provoca a libertação de adrenalina, aumentando o ritmo cardíaco e os níveis de energia. Além disso, o consumo moderado de cafeína está associado a benefícios como melhor concentração, alívio da dor e proteção cerebral.
No entanto, “elevações excessivas e crónicas do cortisol são prejudiciais, podendo causar fadiga, ansiedade, perturbações do sono e piorar a memória”, alerta Akkerman.
Qual é o momento ideal para tomar café?
Chelsie Rohrscheib, especialista em neurociência do sono, revela que os melhores momentos para consumir cafeína são aqueles em que os níveis de cortisol estão naturalmente mais baixos. Por isso, o primeiro café do dia deve ser tomado entre 90 a 120 minutos depois de acordar para quem se levanta às 7h, significa cerca das 9h30.
Além disso, há uma segunda janela recomendada: entre as 13h e as 15h, para ajudar a combater a queda natural de energia da tarde, sem prejudicar o sono noturno.
Resumo prático:
-
Evite café ou chá com cafeína logo ao acordar.
-
Aguarde cerca de 1h30 a 2h para tomar a primeira chávena.
-
Faça a segunda ingestão de cafeína após o almoço, entre as 13h e as 15h.
-
Modere o consumo para evitar efeitos negativos na saúde e no sono.
Seguir estas orientações pode ajudá-lo a tirar mais proveito da cafeína, mantendo a energia, a concentração e um ritmo circadiano equilibrado.