No âmbito do Dia Mundial da Terceira Idade, que se assinala, hoje, 28 de outubro, a Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) alerta a população idosa para a importância de reconhecer e tratar precocemente estas doenças, nomeadamente a estenose aórtica e a insuficiência mitral.
“Muitas vezes mortal e mais frequente com a idade, a doença valvular cardíaca é uma realidade que pode surgir de forma silenciosa. O envelhecimento exige maiores cuidados na manutenção da saúde do coração”, alerta Rui Campante Teles, coordenador nacional da iniciativa Valve For Life / Corações de Amanhã, da APIC.
Os especialistas sublinham a necessidade de estar atento a sintomas como cansaço, falta de ar e dificuldade em realizar tarefas habituais. Segundo Rui Campante Teles, “muitas pessoas desvalorizam estes sinais por os associarem à idade, procurando o médico apenas quando a situação já é grave — o que pode ser tarde demais”.
A estenose aórtica afeta cerca de 32 mil portugueses, maioritariamente com mais de 70 anos. A doença ocorre quando a válvula aórtica não abre totalmente, tornando-se cada vez mais estreita e impedindo o fluxo normal de sangue para fora do coração — o que pode ser fatal se não for diagnosticado a tempo.
Já a insuficiência mitral, a segunda doença valvular mais comum no mundo, reduz a quantidade de sangue bombeado pelo coração e aumenta a pressão na circulação pulmonar. Os sintomas mais frequentes são falta de ar e fadiga progressiva, sendo a doença mais comum em homens e com prevalência crescente com a idade.
Para apoiar os doentes e promover a literacia em saúde cardiovascular, a APIC criou, em março de 2025, o Núcleo de Ligação ao Doente Valvular, um espaço dedicado à consciencialização e acompanhamento personalizado. Coordenado por um cardiologista de intervenção e três representantes de doentes, o núcleo oferece escuta ativa e partilha de informação sobre a doença valvular cardíaca.
A adesão é exclusiva a doentes valvulares cardíacos, mediante preenchimento de formulário disponível em: www.apic.pt/nucleo-de-ligacao-ao-doente-valvular.










