Arranca amanhã, dia 10, o festival “Portugal WOWtêntico” no quarteirão cultural de Gaia. A iniciativa visa dar (ainda) mais vida aos museus. “Os museus são organismos vivos, podem e devem ser parte de um festival. Vai ser extraordinário juntar música tradicional, comida e bebida, artesãos e seus ofícios, tudo isto e muito mais dentro dos nossos museus”, realça Marta Bravo, diretora dos museus do WOW.
Para desenvolver toda a programação, o WOW contou com um grande conjunto de parceiros que vão ajudar a trazer Portugal inteiro para dentro do quarteirão cultural de Gaia. A título de exemplo, no dia 10, o Museu do Vinho vai presentear todos os visitantes com vinhos das mais importantes regiões vitivinícolas de Portugal, Aveleda da região dos Vinhos Verdes, Picotes de Trás-os-Montes, Quinta Vale do Bragão e Quinta do Crasto do Douro, Quinta da Aguieira da Bairrada, Alameda de Santar do Dão, Infinitude de Lisboa, Cartuxa e Reynolds do Alentejo, Atlantis da Madeira e Pico Wines dos Açores.
No dia 11, por entre toda a programação no Museu da Cortiça, destaque para a prova de pão e azeites alentejanos ou para a aula de yoga para trazer a paz das planícies alentejanas. No dia 12, vai jogar-se à malha dentro do Pink Palace, mas também se vai cantar o fado. No dia 13, a prova é de chocolates no Museu do Chocolate, claro está. No dia 14, a animação histórica no The Bridge Collection vai contar com alguns parceiros, nomeadamente com o Município de Santo Tirso que vai trazer a representação de um Monge Beneditino que vai dar a provar o icónico Licor “Singeverga”. No dia 15, no Museu da Região do Porto, a Portugal Manual proporciona uma série de workshops, entre eles a pintura de azulejos com a artesã Maria Marques. A programação completa pode ser consultada na página do evento.
Para além da programação no interior dos museus, quem passear pelo WOW vai, com certeza, ser surpreendido. Na Lemon Plaza, há um mercado que desvenda os sabores de Portugal de norte a sul, do continente às ilhas. Para proporcionar este manjar de sabores, o WOW conta com a ajuda de vários municípios, de diversas confrarias gastronómicas e de muitas marcas de doçaria tradicional portuguesa.
No Street Market, as artes e ofícios vão estar em destaque e quem por lá passar vai poder assistir a muitas demonstrações ao vivo: das mãos que trabalham o barro, às que tricotam e bordam as camisolas poveiras, de quem trabalha a madeira à cerâmica, passando ainda pela afamada arte de trabalhar fios de ouro com a Rota da Filigrana de Gondomar.
Na Galeria, na praça central, tem lugar uma exposição de arte coletiva. Subordinada ao tema do vinho, a exposição junta o talento de Gilberto Gaspar, artista plástico; Cláudia Marina Telheiro, ceramista; Pedro Sadio, fotógrafo; Rita Costa, artista visual; e Ivone Gaipi, escultora. A abertura da exposição acontece hoje, dia 9, às 18h30, contando com a presença dos artistas.
A música vai ser um elemento constante durante todo o festival. Vão marcar presença os Pauliteiros de Miranda, os Bombos de Viana do Castelo, Ranchos Folclóricos, entre muitos outros grupos tradicionais. O encerramento do “Portugal WOWtêntico” vai acontecer no dia 15 de agosto, às 20h, no jardim do VP, com a fabulosa vista para o rio Douro. Rita Rocha, jovem talento português, é a voz que vai dar corpo a esta festa.
Quem comprar o bilhete geral, por 45€, terá acesso a toda a programação do Portugal WOWtêntico, o que inclui a entrada nos seis museus, todos os workshops, espetáculos e concertos. De todas as formas, o bilhete diário custa 20€ e dá acesso a todas as atividades do dia, bem como entrar e sair do museu as vezes que o visitante pretender.