Partilhar

A não perder: “Darwin´s Paradox” é a nova exposição (gratuita) na Because Art Matters

Inspirada pelo naturalista Charles Darwin e pelas suas contribuições para a biologia evolutiva, Jacqueline de Montaigne cruza na sua nova exposição a paixão pelo mundo natural.

14 Maio 2024
Sandra M. Pinto

A galeria Because Art Matters (BAM) localizada no 8 Marvila, tem o prazer de anunciar a exposição a solo da aclamada pintora e muralista portuguesa Jacqueline de Montaigne, intitulada “Darwin’s Paradox”, que inaugura no dia 31 de Maio. A entrada é gratuita.

Inspirada pelo legado único do naturalista Charles Darwin e as suas contribuições para a biologia evolutiva, Jacqueline de Montaigne mergulha na paixão e fascínio partilhado pela Biologia, nomeadamente pela Botânica e Entomologia.

Através da sua abordagem artística contemporânea, fundindo arte figurativa e ilustração científica, “Drawin´s Paradox” materializa-se num conjunto de obras de arte originais que emergem os visitantes numa exploração da beleza e complexidade do mundo natural que aqui ganha uma nova luz. Por um lado, o fascínio de Darwin pelos mistérios científicos da evolução humana, que revolucionaram a compreensão da vida e o lugar que o Homem ocupa neste universo. Por outro, o reflexo do contexto social da época, que influenciou Darwin e marcou um conjunto de ideias e visões controversas sobre a perspetiva de género.

“Passei os últimos meses imersa nas escritas de Darwin. Confesso que através dos textos e relatos das suas viagens, descobertas e o seu fascínio pela evolução, a minha paixão pela ilustração científica e pelo mundo natural, que começou na minha infância, ganhou uma nova vida. No entanto, apesar das suas teorias e descobertas científicas serem ímpares e a sua paixão contagiosa, a sua visão sobre as mulheres e a ideia de as mulheres serem inferiores aos homens, especialmente intelectualmente, emergiu da leitura como um choque. Este conflito que se instalou conduziu a uma conceção muito orgânica da exposição, tornando-a, naturalmente, também uma celebração da mulher” afirma Jacqueline de Montaigne.

“Darwin’s Paradox” apresenta uma coleção de mais de 50 obras de arte originais nunca antes vistas, que incluem telas de grande formato, aguarelas adornadas com folha de ouro de 24k, já tradicionais no corpo de obra da artista, uma coleção única de notas antigas pintadas e ainda uma coleção de caixas de entomologia repletas de borboletas.

Esta será a primeira exposição a solo que a galeria da Because Art Matters recebe e marca a segunda colaboração de Jacqueline de Montaigne com a BAM, na sequência da sua primeira exposição a solo em 2022, “The Language of Flowers”, que esgotou em menos de uma semana.

“Não poderia estar mais entusiasmado com a realização da primeira exposição a solo na galeria com a Jacqueline de Montaigne. Uma artista de talento ímpar, oficial do projeto Because Art Matters e com quem é um privilégio trabalhar. Darwin’s Paradox é resultado de meses de pesquisa, reflexão, diálogo e trabalho que reflete uma exposição com uma narrativa e estética únicas. Uma experiência imperdível para amantes e colecionadores de arte e certamente mais um marco na afirmação e consolidação da carreira artística internacional da Jacqueline de Montaigne”, comenta Gonçalo Magalhães, fundador e curador da Because Art Matters.

A exposição é de entrada gratuita e pode ser visitada de 1 de Junho a 30 de Junho, das 12h às 20h, de quinta feira a domingo, estando a inauguração marcada para dia 31 de Maio das 18h às 21h, na galeria da Because Art Matters localizada no espaço 8 Marvila, na Praça David Leandro da Silva 8, 1950-064, Lisboa.

Mais Recentes

Todos queremos parecer mais confiantes. Consiga-o seguinte estes conselhos

há 6 horas

Montepio Associação Mutualista promove Mercadinho Solidário em Lisboa

há 7 horas

Óbito: Morreu um dos homens mais velhos de Braga. Domingos Ribeiro da Silva tinha 103 anos

há 7 horas

Precisa de carregar o seu telemóvel rapidamente? Siga estas dicas

há 7 horas

Cientistas constroem um manual de todas as células humanas: “o Google Maps de biologia”

há 8 horas

Está chegar uma nova depressão: tem o nome de Caetano e vai trazer chuva, rajadas até 70 km/h e agitação marítima

há 9 horas

Até 31 de dezembro os proprietários podem pedir a reavaliação dos seus imóveis: mas vale a pena, será que vai pagar menos IMI?

há 10 horas

É a loucura pelas novas botas da Zara: elegantes e confortáveis ​​vão salvar o outono

há 10 horas

Estudo revela que existem 3 tipos de donos de cães: qual é o seu?

há 10 horas

Viajar e pagar pouco é o sonho de todos, mas há cuidados a ter: revelamos quais e como os resolver neste guia “low cost”

há 12 horas

É um dos destinos mais concorridos em Portugal, mas no Natal ganha novo colorido: venha descobrir a Madeira no “mês da festa»

há 12 horas

Opinião: «Alienação parental pode ter um impacto profundo na saúde mental das crianças envolvidas», Paulo Dias, Neuropsicólogo e Hipnoterapeuta

há 13 horas

Dia Europeu da Fibrose Quística: «Sendo uma doença genética não é possível prevenir a fibrose quística», Marta Amorim, especialista em Genética Médica da AIM Cancer Center

há 13 horas

«O rei Carlos III nega-se a pagar para Meghan se divorciar de Harry», revela este jornal

há 13 horas

Óbito: Morreu o relações-públicas José Agualuza

há 14 horas

Entidades mandam retirar do mercado esta popular fruta devido à presença de um agente cancerígeno

há 14 horas

Nem água nem refrigerantes ‘zero’: esta é a bebida que ‘mata’ gorduras e reduz as inflamações

há 14 horas

Estes signos vão receber uma “batelada” de dinheiro nos próximos dias: será o seu um deles?

há 14 horas

A “guerra” está iminente: «É preciso proteger a saúde púbica», alertam responsáveis

há 14 horas

Oncologia: Serviço Nacional de Saúde terá até final do ano os primeiros farmacêuticos com competência na área

há 15 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.