Partilhar

Acabaram as férias? Mantenha a calma, ponha em prática estas dicas e regresse à rotina de forma equilibrada

Setembro é, oficialmente, a altura de regresso ao trabalho para muitos portugueses depois das férias mais longas do ano.

4 Setembro 2023
Sandra M. Pinto

Um regresso que representa novas oportunidades e desafios, bem como a necessidade reforçada de equilibrar as responsabilidades profissionais e pessoais, assegurando que a saúde mental se mantém como uma prioridade.

Nunca, como agora, se falou tanto de work-life balance e para os colaboradores é cada vez mais importante, principalmente depois de recarregarem as baterias nas férias, garantir que conseguem um regresso à rotina que lhes permita manter-se saudáveis a nível psicológico. Nesse sentido, há vários comportamentos que podem ser adotados por colaboradores, mas também pelas empresas, para garantir que este regresso à rotina é feito de forma tranquila. O Urban Sports Club deixa 5 dicas:

1. Adotar uma rotina saudável

A manutenção de uma rotina diária consistente pode ter um impacto significativo no bem-estar mental. A incorporação de hábitos saudáveis, tais como padrões de sono regulares, refeições equilibradas e hidratação adequada, estabelece as bases para um regresso à rotina bem-sucedido. Além disso, promove um sentido de normalidade, reduzindo o stress e a ansiedade associados ao regresso ao trabalho.

2. Dar prioridade à comunicação

Tanto os colaboradores como as empresas devem ter em mente a importância de uma comunicação eficaz. Garantir que os canais de comunicação estão abertos é fundamental para assegurar um bom ambiente de trabalho. Se uma empresa promover uma comunicação clara e transparente entre todos, onde há abertura entre as várias hierarquias, os colaboradores vão sentir que as suas opiniões são ouvidas e valorizadas, o que contribui para a sua felicidade no local de trabalho e, consequentemente, para uma maior motivação.

3. Manter a prática de hobbies

Durante as férias é habitual existir mais tempo para alimentar atividades que vão além do âmbito profissional. No entanto, com o regresso aos dias corridos de trabalho, esses hobbies são muitas vezes deixados para trás sempre que é necessário arranjar espaço na agenda – habitualmente para encaixar mais trabalho. E isto pode ser muito frustrante para os colaboradores, levando à desmotivação e saturação, incluindo em ambiente de trabalho. Manter o hábito de alimentar hobbies pessoais é uma prática muito importante para garantir uma vida equilibrada e que não deve ser descurada neste regresso à rotina.

4. Definir objetivos realistas

O regresso ao trabalho pode exigir um ajuste nos objetivos e expectativas traçadas no início do ano. A definição de objetivos realistas, que estejam de acordo com o cenário de trabalho atual, pode evitar o esgotamento e contribuir para o sentimento de realização profissional e pessoal. Além disso, pode ser importante celebrar a conquista de etapas e marcos importantes aumentando, assim, a motivação e autoestima.

5. Manter a prática de atividade física regular

Está comprovado que a atividade física desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde mental. A prática de desporto regular melhora, não só o bem-estar físico, como também liberta endorfinas contribuindo para o bem-estar psicológico. Quer se trate de uma corrida matinal, de uma sessão de ioga ou de um desporto de grupo com colegas do trabalho, manter-se ativo alivia o stress, aumenta a autoconfiança e ajuda a gerir melhor as tensões criadas pelo trabalho. As empresas podem, também, ser um grande motivador desta prática se proporcionarem aos seus colaboradores momentos e oportunidades para serem mais ativos desportivamente.

À medida que as pessoas se preparam para regressar ao trabalho pós-férias, a implementação destas dicas é fundamental para garantir uma rentrée equilibrada, tanto para colaboradores como para as empresas. Ao adotar as mesmas, os colaboradores vão estar mais motivados para alcançar os seus objetivos profissionais, salvaguardado sempre o seu bem-estar mental.

Mais Recentes

Todos gostamos de flores, mas importa saber as que são mais indicadas para ter em casa: descubra-as aqui

há 27 minutos

Nem ambientadores nem velas: o truque simples dos hotéis para deixar a casa de banho sempre a cheirar bem

há 57 minutos

Estas são as 5 fraudes bancárias mais comuns em Portugal: saiba como as evitar

há 1 hora

Ainda está a trabalhar? Faça uma pausa e vá descobrir o novo menu deste restaurante

há 3 horas

Diga adeus à sapateira: conheça o truque simples (e muito criativo) para organizar os sapatos em casas pequenas

há 4 horas

Opinião: «Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e o transplante de células estaminais de cordão umbilical», Andreia Gomes, BebéVida

há 4 horas

Óbito: Morreu John Prescott, antigo vice-primeiro-ministro do Reino Unido

há 5 horas

Há uma nova depressão a caminho de Portugal: chama-se Bert e vai afetar estas regiões do país

há 5 horas

Infarmed manda retirar já do mercado estes produtos para o cabelo: esta é a razão (que deve conhecer)

há 5 horas

Se está reformado saiba quanto vai aumentar a sua pensão já em janeiro

há 5 horas

Microplásticos: novo plástico reciclável e degradável no oceano pode ajudar a acabar com este problema

há 5 horas

INEM: privatizar socorro pré-hospitalar, sim ou não?

há 5 horas

Metanol: que substância é esta que matou 5 turistas no Laos?

há 6 horas

Todos queremos parecer mais confiantes. Consiga-o seguinte estes conselhos

há 21 horas

Montepio Associação Mutualista promove Mercadinho Solidário em Lisboa

há 22 horas

Óbito: Morreu um dos homens mais velhos de Braga. Domingos Ribeiro da Silva tinha 103 anos

há 22 horas

Precisa de carregar o seu telemóvel rapidamente? Siga estas dicas

há 22 horas

Cientistas constroem um manual de todas as células humanas: “o Google Maps de biologia”

há 23 horas

Está chegar uma nova depressão: tem o nome de Caetano e vai trazer chuva, rajadas até 70 km/h e agitação marítima

há 24 horas

Até 31 de dezembro os proprietários podem pedir a reavaliação dos seus imóveis: mas vale a pena, será que vai pagar menos IMI?

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.