Afinal, o que significa ter medo do sucesso?

Infelizmente muitas pessoas acabam por se auto-sabotar ao longo da vida por não se sentirem merecedoras ou preparadas.

Habitualmente o sucesso é percecionado como algo que todos desejamos. No entanto existem muitas razões que podem levar a que as pessoas receiem uma progressão profissional. Isto acontece sobretudo porque ser bem sucedido pode acarretar um conjunto de consequências inesperadas.

Nem sempre é fácil identificar um caso de alguém que tem medo do sucesso. Todavia existem alguns sinais que podem apontar para esta conclusão. Uma falta de objetivos concretos e baixas expectativas. Desistir com facilidade e ter tendência para procrastinar. Atitudes auto-destrutivas. Tudo isto pode caracterizar um caso de alguém que receia o sucesso.

Eis alguns exemplos deste tipo de medo:

  • Ter medo do que poderá acontecer se ganhar muita visibilidade.
  • Ter receio de deixar pessoas para trás à medida que vai progredindo.
  • Sentir ansiedade por estar a ganhar novas responsabilidades.
  • Preocupar-se com a possibilidade de as coisas se tornarem mais complicadas e impossíveis de gerir.
  • Recear certos comentários ou outro tipo de problemas sociais.

 

As pessoas podem até estar cientes de que têm este tipo de predisposição, todavia nem sempre têm a capacidade de lidar eficazmente com este problema. Trabalhar em conjunto com um terapeuta poderá ajudar a identificar as causas deste medo.

Conheça agora alguns dos principais fatores que podem contribuir para esta situação:

 

  1. Síndrome de impostor

Por vezes as pessoas que atingem sucesso sentem que as suas conquistas não são merecidas ou que na verdade não são tão bons profissionais como outros colegas. Nestes casos podem sentir um grande medo de não estar à altura das expectativas ou de alguém descobrir a sua incompetência.

 

  1. Interpretar mal os sentimentos associados ao sucesso

O entusiasmo e a ansiedade partilham muitos dos mesmos sintomas físicos. Assim é natural que se possa interpretar erradamente um sentimento de entusiasmo como nervosismo ou ansiedade. É fundamental não deixar que estas emoções mais negativas consumam a sua experiência profissional.

 

  1. Medo das consequências

Algumas pessoas receiam o sucesso pois antecipam as consequências e repercussões sociais que essa conquista pode gerar. As mulheres em particular parecem sofrer mais com esta situação. Infelizmente continua a existir alguma carga negativa associada a uma mulher que atinge um enorme sucesso profissional, pois não segue a norma tradicional dos papéis associados a cada gênero. O sucesso continua a ser um conceito muito masculino, sobretudo no meio empresarial.

 

  1. Experiências negativas

No passado as pessoas podem ter sentido as consequências negativas do seu sucesso. Podem ter recebido comentários mais invejosos ou pejorativos e como tal receiam que isso possa acontecer outra vez.

 

  1. Ser envergonhado ou sofrer ansiedade social

Algumas pessoas são realmente bastante envergonhadas e, em muitos casos, podem inclusive sofrer uma enorme ansiedade sempre que estão inseridas em contextos sociais. Tudo isto pode contribuir para um desejo de passar despercebido. Como tal o sucesso acaba por ser algo que receiam, pois habitualmente é algo que está associado a uma maior exposição.

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...