Afinal, porque é que a colonoscopia é tão importante depois dos 50?

Alguns testes e exames podem ser capazes de salvar a sua vida.

Um constante acompanhamento médico é algo determinante para o nosso estado de saúde, independentemente da nossa idade. Todavia a partir dos 50 anos esta maior vigilância torna-se ainda mais fulcral.

A colonoscopia, em particular, é um dos exames mais recomendados a todos aqueles que atingem esta idade. O objetivo passa por identificar qualquer irregularidade e anomalia no cólon e recto. Durante a colonoscopia os especialistas serão capazes de identificar e eliminar quaisquer pólipos que possam ser malignos. Este é assim um procedimento que ajuda tanto a diagnosticar como a prevenir casos de cancro do cólon.

 

É recomendado que se agendem colonoscopias de forma regular para garantir que este tipo de lesões e pólipos não têm nunca possibilidade de crescerem e desenvolverem cancros. Sendo certo que 90% dos casos de cancro colorretal ocorrem em pacientes com mais de 50 anos, caso tenha alguns sintomas ou historial médico deve começar a fazer estes exames mais cedo, por exemplo aos 40 ou 45 anos.

 

Sintomas de cancro colorretal

Este é um problema médico que se pode desenvolver lentamente sem ser evidentes quaisquer sinais aparentes. Torna-se assim determinante que monitorize os seguintes sintomas e consulte um médico caso perceba que algo não está bem.

  • Uma alteração nos hábitos intestinais (diarreia, obstipação, etc)
  • Sangue nas fezes
  • Desconforto abdominal persistente (dores ou inchaço)
  • Fraqueza ou fatiga
  • Perda de peso, náuseas ou vómito

 

 

Ler Mais