Ajuda na menopausa, mas quais os benefícios (e riscos) da reposição hormonal?

A reposição hormonal é uma terapia realizada com estrógenos, um grupo de substâncias derivadas da aromatização de andrógenos precursores e progestógenos. 

A reposição hormonal pode melhorar a qualidade de vida da mulher, mas também há certos riscos.

Benefícios

Alivia os sintomas – que a reposição hormonal é indicada para amenizar os sintomas vasomotores, ou seja, sintomas como calores comuns na menopausa.
Melhora o ressecamento vaginal: ajuda no tratamento do ressecamento das mucosas vaginais e dispareunia na menopausa.
Manutenção da líbido: pode melhorar a libido quando é combinada terapia de estrógeno com fitoterapia e algumas práticas com homeopatia.
Melhora a lubrificação: a aplicação de estrógenos locais durante o ato sexual melhora a lubrificação vaginal.
Melhora o fluxo sanguíneo: a reposição hormonal ajuda a elevar o fluxo sanguíneo na região vaginal e melhora a dor na região genital durante a relação sexual.

Riscos

Trombopatias: as trombopatias, em geral, são fatores de risco por isso é necessário investigar de histórico antes de iniciar o tratamento.
Cancro: a reposição hormonal em pacientes com pré-disposição pode aumentar a incidência de cancro de mama ou do endométrio, além do uso indiscriminado dessas substâncias.
Doenças cardiovasculares: outro fator de risco é utilizar a terapia hormonal em pacientes acometidos com doenças cardiovasculares
Efeitos colaterais: terapia hormonal pode causar efeitos colaterais desagradáveis, como sangramento irregular, náusea, cefaleia, retenção de líquido e ganho de peso.
Estilo de vida: fatores relacionados com a obesidade, períodos pós-cirúrgicos e hábitos como o tabagismo também oferecem riscos.

Antes de iniciar qualquer tipo de terapia hormonal é importante conversar com o seu médico.

Ler Mais