<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Alerta: Quase 60 concelhos em perigo máximo de incêndio

Forever Young

Previna-se

Quase 60 concelhos de sete distritos de Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), avança a Lusa.

O IPMA prevê para hoje temperaturas máximas de 36 graus em Santarém, 35 em Évora, 34 em Leiria e 33 em Castelo Branco e Beja.

Vários concelhos dos 18 distritos do continente apresentam hoje perigo muito elevado e elevado de incêndio rural.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Desde o início do ano houve 2.421 fogos florestais e arderam 7.590 hectares em espaços rurais, de acordo com dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado na região Sul a partir da manhã, e chuva ou aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro a partir da tarde, podendo ser acompanhados de trovoada.

A previsão aponta ainda para vento por vezes forte nas terras altas, descida da temperatura máxima, sendo acentuada no litoral, e pequena subida da mínima no litoral Norte e Centro.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 12 graus Celsius (em Portalegre) e os 18 (em Faro) e as máximas entre os 21 (em Viana do Castelo) e os 30 (em Évora e Beja).