Esta pode ser uma boa sugestão para se manter ativo

Andar de bicicleta pode voltar a ser uma experiência agradável, agora com um pequeno auxílio elétrico.

Ter um estilo de vida ativo e continuar fisicamente apto é de grande importância a qualquer idade, mas esta cresce à medida que envelhecemos. Estudos mostram que o exercício é comprovadamente capaz de reduzir o risco de doenças cardíacas, pressão alta, obesidade e doença de Alzheimer, entre outras. O mote é não parar.

No entanto, muitas pessoas podem achar que é uma missão árdua enquadrar uma rotina de exercícios no seu quotidiano por dificuldades profissionais, de mobilidade causados por limitações físicas ou porque querem aproveitar os tempos livres para descansar no sofá ou na cama. Se muitas pessoas não precisam de motivos que as possam desencorajar a participarem em atividades físicas, é porque ainda não experimentaram andar de bicicleta e explorar o ar livre. Para muitos, esta pode parecer uma tarefa em vez de uma experiência agradável, contudo as novas bicicletas com assistência elétrica podem desmistificar essa ideia.

Porquê a bicicleta?

Andar de bicicleta pode retardar o processo de envelhecimento e manter os músculos e o sistema imunológico saudável, sobretudo nos anos dourados, a partir dos 50. De acordo com um estudo internacional de 2018, os ciclistas entre os 55 e os 79 anos tinham níveis de glóbulos brancos semelhantes aos de um grupo de idade mais jovem, o que significa que o seu sistema imunológico agia de forma mais jovem.

Mesmo que aos 50 já não se tenha a energia e força do passado, a nova tendência das bicicletas elétricas oferece uma nova maneira de as pessoas voltarem a andar de bicicleta e possam encontrar uma rotina de exercícios sem dor, fácil de manter e, o mais importante, que permita divertir-se.

As bicicletas elétricas oferecem benefícios adicionais às bicicletas regulares, pois incluem exercícios de baixo impacto, são de transporte fácil e pouca manutenção, não exigem licença, e especialmente não requerem abastecimentos no posto de gasolina. Algumas bicicletas elétricas têm inclusive modelos adequados para pessoas com limitações físicas, pois são muito fáceis de montar.

Como é que funcionam as bicicletas elétricas?

A maioria das bicicletas elétricas fornece assistência elétrica aos pedais, ou seja, à medida que se pedala, o motor entra em ação para tornar a viagem mais fácil e rápida. Alguns modelos têm um acelerador que permite aos passageiros descansarem. Também pode aumentar a resistência e adicionar alguma emoção ao passeio de bicicleta.

Como todas as bicicletas, é importante que se sigam os regulamentos básicos de segurança para bicicletas, como usar capacete, aprender os sinais manuais e andar nas ciclovias designadas.

4 dicas essenciais para escolher a sua bicicleta elétrica:

  1. Saber o tamanho do quadro para garantir que ele é o mais adequado ao peso e altura do passageiro;
  2. Decidir qual é o motor certo, cubo dianteiro, intermediário ou traseiro;
  3. Conhecer a velocidade máxima da bicicleta e se tem um acelerador;
  4. Entender as regras e regulamentos municipais para bicicletas elétricas.
Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Mark Ronson desvenda futuro dos vídeos de música
Automonitor
Moto elétrica… de madeira chega em 2020