Partilhar

«Alterações ao Estatuto do Cuidador Informal são “passo tímido”», afirma Presidente da República

O Presidente da República considerou hoje que as alterações ao Estatuto do Cuidador Informal e às medidas de apoio, cujos diplomas foram promulgados na segunda-feira, são um “passo tímido” e defendeu que é preciso fazer muito mais.

6 Novembro 2024
Forever Young com Lusa

“É bom que o Governo tenha aprovado um passo no sentido do alargamento do estatuto e no sentido da melhoria das condições dos cuidadores. Agora, é um passo tímido”, afirmou, à entrada do VI sessão de encerramento do VI Encontro de Cuidadores Informais, em Grijó, Vila Nova de Gaia (distrito do Porto).

O Presidente da República promulgou na segunda-feira o diploma com as alterações ao Estatuto do Cuidador Informal e o decreto que define as medidas de apoio.

Apesar de reconhecer a importância destas alterações, Marcelo Rebelo de Sousa considera que este é um caminho “muito longo” e “muito difícil”, onde é necessário “fazer muito mais do que foi feito”.

“É pouco, porque há muito mais do que aqueles que vão beneficiar. É pouco porque ainda não é o acesso desejado pela associação em relação a muitos que não sendo familiares, não vivendo com as pessoas cuidadas não beneficiam do estatuto e, no entanto, são cuidadores informais, e os apoios ainda são poucos”, disse.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, serão certamente dezenas de milhares de cuidadores informais que não são ainda abrangidos pelo estatuto.

“Não são só os apoios [que são poucos], eles [os cuidadores informais abrangidos] são poucos. Nós temos a noção que são muitos mais cuidadores informais. Há quem fale em centenas de milhares, mas certamente são muitas dezenas de milhares e estamos a falar de 15 mil e tal que estão cobertos, dos quais recebem subsídio cinco mil e tal”, disse.

As alterações ao Estatuto do Cuidador Informal (ECI) foram aprovadas pelo Governo em 02 de outubro, permitindo que pessoas sem relação familiar com as pessoas cuidadas acedam ao estatuto de cuidador principal, sendo apenas necessário partilhar residência.

Por outro lado, o valor de referência para atribuição de apoio ao cuidador informal principal sobe de um IAS (Indexante dos Apoios Sociais), com um valor de 509,26 euros, para 1,1 IAS, para um montante de 560,19 euros.

Ainda no que diz respeito ao cuidador informal principal, em caso de existir relação familiar com a pessoa cuidada deixa de ser necessária a coincidência fiscal entre ambos.

Já o decreto regulamentar estabelece os termos e as condições do reconhecimento do estatuto de cuidador informal bem como as medidas de apoio aos cuidadores informais e às pessoas cuidadas, regulamentando o que está disposto na lei que aprova o ECI.

Em declarações à Lusa, ao início da manhã, a Associação Nacional de Cuidadores Informais avisou que quer saber por que é que o descanso do cuidador ou o apoio domiciliário continuam por implementar, questões que foram debatidas no encontro nacional e de onde sairiam propostas para entregar ao Governo.

No dia em que se assinala o Dia Mundial do Cuidador Informal, a vice-presidente da Associação Nacional de Cuidadores Informais (ANCI) explicou que o objetivo do encontro nacional, que decorreu hoje em Vila Nova de Gaia, era ter as ministras da Saúde e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social “a explicar aos cuidadores informais o porquê de não haver medidas implementadas”.

“O que acontece é que não vamos ter a presença [do Ministério] da Saúde porque todos se negaram a estar presentes, desde a ministra ao secretário de Estado, aos adjuntos, todos negaram a estar presentes”, disse Maria Anjos Catapirra.

Segundo Maria Anjos Catapirra, o debate com as duas tutelas “já não vai ter razão de ser”, mas o encontro irá servir para elaborar um documento com propostas de medidas que depois serão enviadas aos ministérios.

VSYM (SV/IMA)// SF

Lusa/Fim

Mais Recentes

«Este é o signo que tem maiores hipóteses de se tornar milionário», revela estudo

há 2 horas

Nunca compre estas coisas em segunda mão

há 5 horas

Jamais tenha a tentação de guardar estas coisas na casa-de-banho

há 5 horas

A água lava tudo, ou quase: jamais a use para limpar estes objetos

há 6 horas

Em forma depois dos 50 anos: ponha em pratica estas dicas

há 6 horas

Middlemist Vermelha: conheça a flor mais rara do mundo (só existe em dois países)

há 6 horas

Coma apenas um pedaço desta fruta por dia e acrescente anos à sua vida

há 6 horas

Quase 4.500 euros é quanto custa este hambúrguer: o mais caro do mundo

há 7 horas

Especialistas alertam: «não consuma este tipo leite; é um dos mais prejudiciais»

há 7 horas

Óbito: Morreu o socialista João Cravinho

há 7 horas

Há uma razão clara para Trump adorar palhinhas de plástico; e não tem nada a ver com sucção

há 7 horas

Nutricionistas revelam a última coisa que comem e bebem antes de dormir: algumas surpreendem

há 7 horas

Este objeto doméstico comum em todas as casas atrai (mesmo) as baratas

há 8 horas

Ralph Fiennes surpreende com transformação corporal ‘incrível’ aos 62 anos

há 8 horas

Acabou-se a discussão: as 6 regras para colocar a louça na máquina de lavar

há 8 horas

Turismo: reclamações sobem 24% no primeiro trimestre

há 9 horas

Memórias de infância, portugalidade e influências asiáticas: conheça a nova carta do chefe Ricardo Costa

há 10 horas

Autenticidade, hospitalidade e bem-estar de excelência: conheça o “novo” Vilalara

há 10 horas

Aproveite a Páscoa e experimente fazer uma escapadinhas de autocaravana

há 10 horas

5 erros que se cometem ao tomar Ozempic (ou Wegovy) e que podem sabotar os resultados

há 11 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.