Partilhar

Alzheimer: conheça os 7 sintomas iniciais da doença que não envolvem a memória

Estas mudanças comportamentais podem alertar sobre a doença de Alzheimer – e não têm nada a ver com problemas de memória.

3 Janeiro 2025
Forever Young

O paciente médio de Alzheimer não é “Still Alice”, a especialista em linguística de 50 e poucos anos do filme vencedor do Óscar que enfrenta um diagnóstico precoce da doença de Alzheimer. O paciente médio de Alzheimer está no final dos 70 anos, em quem a doença surge mais lentamente do que o retratado no filme, diz George Perry, Ph.D., professor de Biologia da Universidade do Texas em San Antonio e editor-chefe do Journal of Alzheimer’s Disease.

Ainda assim, há pessoas que contraem a doença de Alzheimer precocemente. Existem sintomas que alertam para o seu desenvolvimento – e nem todos envolvem problemas de memória.

1. Roubo ou outra violação da lei
Qualquer mudança de comportamento à medida que as pessoas envelhecem é preocupante, diz o George Perry. Mas este é frequentemente um sinal de Demência Frontotemporal (DFT), outro distúrbio cerebral relacionado com a idade, progressivamente prejudicial, que geralmente atinge adultos com idades entre os 45 e os 65 anos. A função executiva das pessoas – a sua capacidade de tomar decisões – pode ser afetada pela doença, o que pode explicar por que elas se tornam incapazes de discernir o certo do errado.

2. Quedas frequentes
Um estudo com 125 adultos mais velhos pediu aos participantes que monitorassem quantas vezes, num período de oito meses, eles caíram ou tropeçaram. Quando os pesquisadores analisaram as imagens do cérebro das pessoas que caíram com mais frequência, viram uma correlação entre as quedas e o início precoce da doença de Alzheimer.

3. Comer coisas inadequadas
Antes do início do Alzheimer, os pacientes tendem a comer mais – cerca de 500 calorias a mais por dia – do que os idosos. E ainda assim, eles tendem a perder peso. Algumas pessoas comem objetos inanimados antes do diagnóstico, embora os pesquisadores não saibam o motivo. Mas, como o Alzheimer e a demência afetam a memória do cérebro, pode ser porque o cérebro recebe sinais de fome, mas não consegue discernir como reagir a eles.

4. Incapacidade de reconhecer o sarcasmo
Se alguém deixar de reconhecer o sarcasmo ou passar a levá-lo muito a sério, pode ser um sinal de atrofia do cérebro. Um estudo realizado por Katherine Rankin, Ph.D., da University of California / San Francisco descobriu que os pacientes de Alzheimer e aqueles com doença frontotemporal estavam entre os que não conseguiam reconhecer o sarcasmo.

5. Depressão
Se alguém nunca sofreu de depressão clínica ao longo da vida, mas a desenvolve mais tarde (depois dos 50 anos), pode ser um sinal precoce de Alzheimer. Isso não significa que, se for diagnosticado com depressão em idade avançada, a pessoa desenvolverá Alzheimer ou outro declínio cognitivo, mas aumenta a possibilidade disso acontecer.

6. Esquecer a função dos objetos
Não se consegue lembrar onde colocou as chaves? Normalmente não é um problema. Mas, se não consegue se lembrar para que serve uma chave ou para onde devem ir os pratos sujos, pode indicar os primeiros sinais da doença de Alzheimer ou demência.

7. Olhar fixamente sem foco
A doença de Alzheimer é uma mudança no funcionamento cognitivo e executivo do cérebro – o que significa que a sua capacidade de recordar fatos, memórias e informações está comprometida, assim como a sua capacidade de tomar decisões. Essencialmente, o cérebro perde o foco. Portanto, olhar de uma forma imparcial pode ser um sinal precoce dos chamados “emaranhados” do cérebro.

 

Mais Recentes

W Algarve lança programação para a semana de Páscoa

há 24 minutos

Como lidar com as reuniões familiares nesta época festiva

há 1 hora

Hotéis Valverde celebram a Páscoa com programas especiais em Lisboa, Sintra e Santar

há 2 horas

“à Mesa com a Vista Alegre” espera por si numa viagem pela marca

há 3 horas

Escapadinhas de Páscoa com programas para toda a família

há 4 horas

Aqui a Páscoa comemora-se ao ar livre com caças de ovos, pinturas e pratos recheados de sabor

há 4 horas

Se o seu sonho é ir à Islândia esta noticia é para si: vai poder fazê-lo com 25% de desconto (nos voos)

há 5 horas

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

há 19 horas

Celeste adoça a Páscoa com o irresistível Folar de Limão

há 19 horas

Amoreiras Shopping Center apresenta Via Sacra num cenário imponente e interativo

há 20 horas

Taberna Londrina inaugura (amanhã) o terceiro restaurante em Lisboa

há 20 horas

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 20 horas

Unidade hoteleira 5 estrelas lança sobremesa inspirada no famoso Chocolate do Dubai

há 20 horas

PEN Norte-americano atribui a Mia Couto o Prémio PEN/Nabokov 2025

há 20 horas

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 22 horas

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 22 horas

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 23 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 24 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 24 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.