<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Andamos todos enganados: contar até 10 não diminui a raiva

19 Dezembro 2024
Forever Young

Não fomos nós que inventamos: é este estudo que o assegura.

De certeza que já lhe aconteceu estar zangado ou com raiva ou mesmo sem falta de paciência e lhe terem recomendado que conta-se até 10 para se acalmar.

É verdade que esta atitude é quase transversal a todos quando estão emocionalmente alterados, pois acredita-se que ao contar até 10 a tensão emocional diminui e a exaltação acaba por passar.

O Daily Mail publicou um estudo que deita por terra esta crença. Surpreendido?

O estudo foi realizado na Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, e concluiu que o facto de contar até 10 faz com que a pessoa se concentre ainda mais na situação, exacerbando a reação negativa.

De acordo com Brad Bushman, professor de comunicação e psicologia da Universidade de Ohio, «a pior coisa que se pode fazer numa situação de raiva é o que as pessoas normalmente fazem: focam-se nos seus sentimentos para os entender, mas o que acontece é que acabam por intensificá-los, mantendo-os ativos, levando a pessoa a agir de uma forma mais agressiva».

Os investigadores da Universidade de Ohio defendem que a estratégia de autodistanciamento é mais eficiente do que tentar procurar acalmar-se.