Um vídeo publicado no Youtube mostrou como e por que o submersível Titan, da OceanGate, implodiu e matou os 5 passageiros que estavam a bordo durante a expedição aos destroços do RMS Titanic em junho.
A animação do canal AiTelly, que utilizou um software chamado Blender, descreveu o material de Titan como “design experimental” e referiu como era diferente da tecnologia convencional que usa aço, titânio e alumínio para submersões muito profundas, avança a CNN Brasil.
O canal do YouTube levou 12 horas para inserir dados sobre a OceanGate no software de modelagem 3D para criar uma animação dinâmica.
De acordo com os especialistas, o problema do submersível era a sua construção em fibra de carbono, material que pode “quebrar repentinamente”.
A animação recria, também, como seria o interior do submersível, apontando que “este é provavelmente um dos submarinos mais básicos de mergulho profundo que já se viu”.
O vídeo aborda as diferenças entre implosão e explosão.
Após a falha, a pressão aplicada no casco do submersível inviabilizaria uma explosão. Dessa forma, o colapso na estrutura seria uma implosão, ou seja, algo interno, ao invés de externo.