António “Variações” chega em 2019 aos cinemas

A vida exuberante da primeira estrela pop portuguesa, António Variações, num filme que conta a história do cantor que começou por ser barbeiro e ainda hoje inspira muitos artistas.

António Rodrigues Ribeiro ficou mais conhecido como António Variações. É o seu apelido artístico que empresta o nome ao título do filme que no próximo ano chega às salas de cinema nacionais.

“Variações” retrata a vida da figura conhecida da cidade de Lisboa no final dos anos 70. O filme, produzido pela David & Golias, conta o processo de descoberta interior do barbeiro que sonhava ser cantor e compositor, apesar de não saber uma nota de música. António Rodrigues Ribeiro descobriu o Variações dentro dele, artista excêntrico e popular, cuja carreira fulgurante foi interrompida pela sua morte prematura em 1984.

O filme, realizado e escrito por João Maia, é produzido por Fernando Vendrell, e o seu protagonista é Sérgio Praia. Conta ainda com interpretações de Victoria Guerra, Filipe Duarte e Filipe Albuquerque.

Dos espaços onde decorreram as filmagens destacam-se o clube noturno Trumps, lugar importante na vida do cantor português, e o Concelho de Amares (lugar de Fiscal) onde o artista nasceu a 3 de dezembro de 1944.

António saiu da sua aldeia natal em 1957 e foi para a capital portuguesa, Lisboa, onde se dedicou a várias atividades profissionais. Em 1975, o artista faz escala em Londres, durante um ano, rumo a Amesterdão, onde aprendeu a profissão de cabeleireiro.

Regressou a Lisboa e, em 1978, gravou uma maqueta com alguns temas, assinando contrato com a Valentim de Carvalho. Em 1983, o primeiro disco de Variações tornou-se um fenómeno de vendas, mas o cantor morreu logo no ano seguinte, a 13 de junho de 1984.

 

Artigos relacionados
Comentários
Loading...