Partilhar

Ao cuidado dos pais e avós: «Vacina contra a tuberculose adiada até cinco semanas após rastreio neonatal»

A vacina contra a tuberculose (BCG) só deve ser administrada nos recém-nascidos após a confirmação do resultado negativo no Rastreio para Imunodeficiência Combinada Grave, segundo a DGS, que alargou o prazo de vacinação para as cinco semanas de vida.

10 Março 2025
Forever Young com Lusa

A Direção-Geral da Saúde explica que a vacinação com BCG está contraindicada em doentes com tuberculose, “pelo risco de doença disseminada/complicada e potencialmente fatal pelo Bacilo Calmette-Guérin contido na vacina”, devendo, por isso, a sua administração ser adiada até confirmação de negatividade neste rastreio que foi incluído, este ano, no Programa Nacional de Rastreio Neonatal.

“O período previsto para disponibilidade de resultados é de 2-4 semanas, pelo que a recomendação, nesta norma [Estratégia de vacinação contra a tuberculose com a vacina BCG],atualizada, é de adiar a administração preferencial da vacina nas maternidades, como recomendado na Norma N.º 006/2016, atualizada a 24/03/2023, para um máximo de cinco semanas de vida, quando é previsível que todas as crianças tenham o resultado do rastreio disponível”, lê-se no documento publicado no ‘site’ da DGS.

Segundo a norma, os profissionais de saúde que identifiquem crianças elegíveis para BCG antes ou no nascimento, devem garantir o acesso à vacinação, devendo, aquando da alta da maternidade, encaminhá-las para a unidade de saúde de residência, ou onde a criança é seguida, informando os pais da necessidade de conhecer, previamente, o resultado do rastreio neonatal antes da vacinação.

“O recém-nascido elegível e sem contraindicações deve ser vacinado até às cinco semanas de vida, após confirmação de negatividade do rastreio para imunodeficiência combinada grave, mesmo que isso implique abrir um frasco por criança”, lê-se na norma publicada no ‘site’ da DGS.

De acordo com as recomendações da autoridade de saúde, as crianças elegíveis fora do período neonatal e sem contraindicações devem ser vacinadas no prazo máximo de duas semanas.

“A vacina BCG deve estar disponível em todas as ULS [Unidades Locais de Saúde], no maior número possível de unidades de saúde e ser administrada por enfermeiro(a) com conhecimento e treino na administração desta vacina”, sublinha a DGS.

Refere ainda que a lista atualizada das comunidades identificadas como de risco elevado de tuberculose, onde se recomenda a vacinação BCG, deve ser comunicada por cada ULS aos profissionais de saúde da sua área de abrangência e à DGS e, se possível, disponibilizada publicamente, uma vez que a identificação de elegibilidade poderá ocorrer em qualquer ponto do país.

A DGS salienta que o principal objetivo da vacinação com BCG é a prevenção de formas graves de doença, nomeadamente tuberculose disseminada e meníngea na criança, para a qual se estima que a sua eficácia possa atingir os 80 %, sendo mais eficaz quanto mais cedo for administrada após o nascimento.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacinação universal com BCG está formalmente indicada em países com elevado risco de tuberculose (incidência estimada ≥ 40/100.000 habitantes) e com difícil acesso da população ao diagnóstico e tratamento.

Desde 2015, segundo o sistema de vigilância SVIG-TB, em Portugal, verifica-se uma incidência inferior a 20 casos por 100 mil habitantes, tendo sido de 13,5/100.000 em 2020, 13,6/100.000 em 2021, 13,8/100.000 em 2022 e 13,7/100.000 em 2023.

HN // ZO

Lusa/fim

Mais Recentes

Zodíaco chinês revela: estes 3 signos estão destinados à viver em abundância

há 2 horas

Este aperitivo mediterrâneo, muito popular em Portugal, previne o cancro

há 3 horas

Este peixe enlatado tem o dobro de cálcio do leite, «coma-o», dizem os especialistas

há 3 horas

«Esta bebida “saudável” engorda tanto quanto a Coca-Cola», alerta especialista

há 3 horas

Se quer ter um coração saudável durma nesta posição

há 3 horas

Óbito: Morreu Jiggly Caliente, do programa ‘Rupaul’s Drag Race’

há 4 horas

Areia rosa e água azul-turquesa: esta é a praia mais bonita do mundo em 2025

há 4 horas

Óbito: Morreu o antigo futebolista Jair da Costa

há 4 horas

Cancro da próstata: teste de saliva pode ser melhor para detetar a doença do que análise ao sangue

há 4 horas

Vinho, espumante, licor: quanto tempo dura o álcool depois de aberto?

há 20 horas

Aprenda como fazer durar mais o manjericão fresco em vaso que comprou no supermercado

há 21 horas

Curiosidade: isto é o que acontece quando se polvilha sal em cima de um abacaxi

há 22 horas

Congelar massa cozida é possível: este «ingrediente secreto» evita que ela pegue

há 23 horas

Devemos abrir a máquina de lavar louça imediatamente após a lavagem?

há 24 horas

Fazer detergente a partir de castanhas: fácil, barato e amigo do ambiente

há 1 dia

Mais de 50 anos: estes alimentos vão ajudar a saúde do seu cérebro

há 2 dias

Depois dos 50 anos: adote os hábitos das mulheres bem-sucedidas e seja como elas

há 2 dias

De Beyoncé a Megan Fox: 10 (estranhos) segredos de beleza

há 2 dias

Jamais deixe ficar estes objetos no interior do seu carro

há 2 dias

Sem esforço: fique em forma com estes exercícios

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.