Estas situações, que ocorreram em Portugal na zona da cidade do Porto, mas que também já foram registados noutras zonas da Europa, como em Espanha, na região de Guipúzcoa, envolvem um número cada vez maior de crianças, mas este fenómeno não é novo, há já alguns anos que se têm vindo a registar casos e com maior frequência.
A pergunta que muitos pais se colocam é: como podem proteger as crianças destes ataques? O WhatsApp inclui uma opção na sua configuração que permite selecionar quem nos pode adicionar a um grupo. Pode eleger entre pessoas externas, contactos ou apenas uma seleção de contactos.
Também existem alternativas ao telefone móvel, especialmente para os mais pequenos, crianças entre os 8 e os 15 anos que são, em regra, os mais vulneráveis a estes ataques. Trata-se dos smartwatches ou relógios inteligentes, que são um passo prévio ao uso do telefone móvel para muitas famílias.
A empresa SaveFamily desenha e comercializa estes telemóveis desde 2017, e está presente no mercado português desde 2021. “A SaveFamily nasceu a pensar naquelas famílias que pretendem preparar os mais novos para uma utilização responsável dos telemóveis ou, inclusive, os que se sentem pressionados pelos amigos que já têm telemóvel e os pequenos os pedem insistentemente”, explica Jorge Álvarez, CEO da SaveFamily.
Estes relógios inteligentes são muito semelhantes a um telemóvel com a diferença de que se gerem através de uma aplicação instalada no telemóvel dos progenitores, desta maneira, qualquer mudança na configuração deve passar pela autorização de um adulto. Além do mais, a SaveFamily conta com um modelo de relógio pensado para as crianças entre os 8 e os 15 anos chamado SaveWatch Plus que é único no mercado que inclui WhatsApp seguro, que evita ataques como os referidos anteriormente.
“Compreendemos a preocupação dos pais e mães com este tipo de situações e queremos dizer-lhes que não estão desprotegidos, já que existem alternativas para que as crianças possam disfrutar da tecnologia de forma segura e ir aprendendo a utilizá-la de maneira responsável para que num futuro não sejam vitimas fáceis dos delinquentes cibernéticos”, diz Jorge Álvarez.
Em apenas seis anos, a SaveFamily conseguiu converte-se na empresa líder de tecnologia segura para crianças, idosos e dependentes da Europa. Os seus produtos estão presentes em mais de 20 países e em 2022 vendeu mais de 50 mil unidades.
“Cada vez são mais os pais preocupados em como afeta o uso de telemóvel os seus filhos”, refere Jorge Álvarez. “Estes casos ou a organização de grupos de pais a pedir que se atrase a idade de entrega de um telemóvel às crianças são apenas alguns dos exemplos que nos confirmam que a sociedade precisa de alternativas eficazes e ao seu alcance, como são os nossos relógios.”