A Fundação Espanhola de Nutrição (FEN) refere que o valor nutricional do espinafre está no seu conteúdo de minerais e vitaminas. No entanto, apesar das propriedades nutricionais, especialistas recomendam cautela e evitar o seu consumo em determinados horários .
Isso quando se tem ou quer evitar pedras nos rins. Entre as diversas recomendações recolhidas pelo National Institutes of Health (NIH), órgão governamental dos Estados Unidos responsável pela biomedicina e saúde pública, está justamente a de evitar o consumo de certos alimentos para reduzir a quantidade de oxalato na urina.
O espinafre está na lista , mas também nozes, amendoim, ruibarbo e farelo de trigo . Outras recomendações incluem limitar a proteína animal, reduzir o sódio e beber bastante líquido.
Mas antes de fazer uma mudança drástica na sua dieta, é melhor consultar um profissional que realizará uma análise e um check-up e, com base em seu conhecimento e nos resultados, fará a recomendação que achar mais pertinente .
De qualquer forma, embora o seu consumo não seja recomendado em certas circunstâncias, o espinafre é fonte de folato, vitamina C, vitamina A e vitamina E , segundo a FEN, que também fala sobre os benefícios de cada um desses nutrientes para o organismo, que incluem a formação de células sanguíneas ou sua proteção, entre outros.
A organização ainda destaca que também contêm carotenoides e minerais, como potássio e ferro .