<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Apesar dos medos e receios esta profissão criada pela inteligência artificial pode render até 300 mil euros anuais

27 Maio 2024
Forever Young

O boom da inteligência artificial (IA) provocou rumores de uma nova revolução industrial que poderia tornar obsoletos milhões de trabalhadores. No entanto, um emprego que está a criar pode render até 300 mil euros por ano e nem exige experiência em tecnologia.

«O boom da inteligência artificial (IA) provocou rumores de uma nova revolução industrial que poderia tornar obsoletos milhões de trabalhadores. No entanto, um emprego que está a criar pode render até 300 mil euros por ano e nem exige experiência em tecnologia», refere a Euronews.

A engenharia de “prompt” de IA «é um novo trabalho no mercado de tecnologia, impulsionado pelo surgimento de chatbots com tecnologia de IA, como o GPT-4, a versão mais recente do ChatGPT da OpenAI», esclarecem os especialistas.

O trabalho «envolve aproveitar todo o potencial da IA comunicando efetivamente com o algoritmo e gradualmente ensinando-o a responder e a seguir diretrizes específicas», esclarece a Euronews.

Há uma grande procura por estas competências, refere a Euronews dando o exemplo da Anthropic, «startup de IA com sede em San Francisco, nos EUA, tem atualmente uma vaga de emprego para um “prompt engineer and librarian” com um intervalo salarial de $ 175.000 a $ 335.000 (€ 160.000 a € 308.000) por ano».

«A engenharia de ‘prompt’ é como ensinar um robô a falar consigo, tal como usamos palavras para comunicar uns com os outros”, disse Michael Delcore, um engenheiro de “prompt” de IA e front-end developer, à Euronews .

«Precisamos de dar ao robô as palavras (os ‘prompts’) certas para entender o que queremos que ele faça. Para fazer isso, temos que pensar bem nas palavras que usamos», sublinhou.

De acordo com Delcore, «a engenharia de “prompt” é uma forma artística de se comunicar com algoritmos de IA, usando uma mistura de competências técnicas». No entanto, o especialista anota que «nenhuma linguagem de programação é necessária, pois os engenheiros de “prompt” simplesmente precisam de um nível suficiente de competências linguísticas e gramaticais, análise de dados e pensamento crítico».