«O boom da inteligência artificial (IA) provocou rumores de uma nova revolução industrial que poderia tornar obsoletos milhões de trabalhadores. No entanto, um emprego que está a criar pode render até 300 mil euros por ano e nem exige experiência em tecnologia», refere a Euronews.
A engenharia de “prompt” de IA «é um novo trabalho no mercado de tecnologia, impulsionado pelo surgimento de chatbots com tecnologia de IA, como o GPT-4, a versão mais recente do ChatGPT da OpenAI», esclarecem os especialistas.
O trabalho «envolve aproveitar todo o potencial da IA comunicando efetivamente com o algoritmo e gradualmente ensinando-o a responder e a seguir diretrizes específicas», esclarece a Euronews.
Há uma grande procura por estas competências, refere a Euronews dando o exemplo da Anthropic, «startup de IA com sede em San Francisco, nos EUA, tem atualmente uma vaga de emprego para um “prompt engineer and librarian” com um intervalo salarial de $ 175.000 a $ 335.000 (€ 160.000 a € 308.000) por ano».
«A engenharia de ‘prompt’ é como ensinar um robô a falar consigo, tal como usamos palavras para comunicar uns com os outros”, disse Michael Delcore, um engenheiro de “prompt” de IA e front-end developer, à Euronews .
«Precisamos de dar ao robô as palavras (os ‘prompts’) certas para entender o que queremos que ele faça. Para fazer isso, temos que pensar bem nas palavras que usamos», sublinhou.
De acordo com Delcore, «a engenharia de “prompt” é uma forma artística de se comunicar com algoritmos de IA, usando uma mistura de competências técnicas». No entanto, o especialista anota que «nenhuma linguagem de programação é necessária, pois os engenheiros de “prompt” simplesmente precisam de um nível suficiente de competências linguísticas e gramaticais, análise de dados e pensamento crítico».