Partilhar

Aprenda a proteger a saúde do seu cérebro com a ajuda destas 5 dicas

Eis algumas das estratégias que podem ajudar a fortalecer a resiliência da sua mente ao longo da pandemia provocada pela Covid-19.

7 Setembro 2024
Forever Young

Todos conhecemos já em pormenor os efeitos severos que a Covid-19 pode ter no nosso estado de saúde e, sobretudo, para a população mais envelhecida. No entanto, o impacto que esta doença pode ter no nosso cérebro continua a ser algo pouco debatido.

Um recente relatório da Global Council on Brain Health (GCBH) evidenciou a forma como a pandemia tem afetado a saúde cerebral dos mais envelhecidos, sinalizando alguns dos problemas que merecem uma maior atenção, assim como um conjunto de dicas a seguir.

 

Para além de afetar os nossos pulmões, a verdade é que esta doença afeta também o nosso cérebro. De resto o isolamento social justificado pela pandemia, tem contribuído igualmente para agravar a nossa saúde mental.

Descubra agora algumas das dicas que poderão ser capazes de proteger a sua mente e o seu cérebro.

 

  1. Mantenha-se ativo

É bastante fácil ficarmos mais parados e vivermos um estilo de vida mais sedentário durante a pandemia. O confinamento tem limitado severamente os nossos movimentos e impedido a possibilidade de irmos passear livremente. Os ginásios continuam fechados.

Segundo o relatório da GCBH, a atividade física é vital para proteger a função cognitiva dos adultos mais envelhecidos. Um mais frequente exercício físico permite não apenas reduzir o risco de demência, como pode também reforçar o nosso sistema imunitário, protegendo-nos contra o coronavírus. Procure, por exemplo, dar um passeio todos os dias e evite ficar sentado durante muitas horas.

 

  1. Alimentação saudável

Durante o último ano muitos foram os adultos que limitaram as suas idas aos supermercados, dificultando desta forma a compra de legumes e produtos frescos. Isto contribuiu para um consumo menor de peixe, de fruta e vegetais. Muitas pessoas acabaram por ingerir mais refeições processadas e açucaradas. Esta situação contribui para uma maior obesidade que por sua vez pode ser prejudicial não apenas para a saúde cardíaca, mas também para o aumento do risco de demência.

 

  1. Mantenha-se envolvido socialmente

Sendo certo que o relatório alerta para o facto de já anteriormente grande parte da população envelhecida sofrer com um maior isolamento social, a verdade é que a pandemia veio agravar tudo isso. As consequências podem ser graves. Este é um fator de risco – semelhante ao tabagismo e obesidade – para uma situação de morte prematura. É assim fundamental que encontre formas de manter o contacto social. Apoie-se nas novas tecnologias para conseguir conversar e ver a sua família e os seus amigos. O simples ato de falar com outra pessoa durante 10 min pode ajudar a melhorar a sua função cognitiva e capacidade de memória.

 

  1. Dê prioridade ao seu sono

Dormir é umas atividades mais essenciais no que diz respeito ao cuidado da saúde do seu cérebro. Infelizmente menos de metade de todos os adultos com mais de 50 anos reporta conseguir ter uma boa ou excelente qualidade de sono. Isto é particularmente preocupante pois é durante o sono que o nosso organismo elimina algumas placas e toxinas que podem aumentar o risco de Alzheimer. O seu objetivo deverá ser cumprir de forma regular entre 7-8 horas de sono diárias.

 

  1. Monitorize a sua saúde mental

Curiosamente as pessoas com mais de 65 anos têm tendência para reportar níveis bastante menores de depressão e ansiedade durante a pandemia, quando comparado com indivíduos mais jovens. No entanto um isolamento social pode ter um impacto considerável no nosso bem-estar, pelo que é fundamental que esteja atento a esses sinais. Procure encontrar novas formas de cuidar de si. Encontre um novo hobbie, procure passar mais tempo junto à natureza e evite passar muito tempo a ler notícias.

 

Mais Recentes

Proteja a sua casa da energia de vizinhos tóxicos e negativos: quer saber como?

há 3 horas

O novo ano está mesmo a chegar e são estes os signos que vão ganhar muito dinheiro em 2025

há 4 horas

Arts Hotel Porto inaugura exposição coletiva de pintura

há 5 horas

Por pouco mais de 1 euro adeus ao suor e ao mau cheiro. Mas despache-se: já há filas na Mercadona à procura deste desodorizante maravilha

há 5 horas

WhatsApp anuncia nova função para transcrever áudios: saiba como a ativar

há 5 horas

O significado da capa “framboesa” e do vestido preto da Rainha Letizia no retrato barroco de Annie Leibovitz

há 5 horas

A marca coreana de cuidados para a pele mais viral do TikTok já chegou a Portugal

há 6 horas

O melhor ‘Lip Gloss’ está na Mercadona: por 4 euros consiga uns lábios maiores e mais brilhantes

há 6 horas

Capital Verde Europeia 2026 é portuguesa

há 6 horas

Óbito: Morreu Jim Abrahams, realizador de Aeroplano ou Aonde é que Pára a Polícia?

há 8 horas

Óbito: Morreu John Tinniswood, o homem mais venho do mundo

há 8 horas

Óbito: morreu o farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde

há 8 horas

Cancro da próstata: testemunho de José Graça, vice-presidente da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata

há 8 horas

Celebre o Natal em grande: se fizer a sua reserva nestes restaurantes até dia 30 de novembro tem 15% de desconto

há 8 horas

Sonha com a altura em que pode ir para a reforma? Saiba que nestes países pode reformar-se bem mais cedo do que em Portugal

há 9 horas

Cancro da próstata: «À medida que a esperança média de vida aumenta, observa-se um aumento da incidência e da mortalidade», Rui Diniz, oncologista

há 9 horas

«Réveillon inesquecível» é a garantia do Lisbon Marriott Hotel para a última noite do ano

há 9 horas

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal junta-se ao IPO do Porto para estudar doentes da próstata em estadios precoces da doença

há 9 horas

A Padaria Portuguesa tem cá uma lata! E com ela dá música aos clientes

há 10 horas

O robot de cozinha mais completo e avançado regressa ao Lidl e está 150 euros mais barato

há 10 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.