Proteja o solo para não danificar as raízes das plantas
A raiz pode sofrer o impacto de períodos chuvosos porque o solo muito húmido ocasionado por essa situação climática é mais vulnerável a perder nutrientes pelas correntes de água.
Assim é necessário preparar uma drenagem eficiente do terreno, do canteiro ou do vaso, e eliminar torrões e também brotos de ervas daninhas da superfície. De forma complementar, instale tubos de PVC próprios para drenagem do solo para que haja uma escoação correta.
Aumente a quantidade de adubo
A chuva varre parte dos nutrientes do solo, pelo que é importante redobrar a adubação. Antes de começar a chuva, prepare o solo com fertilizantes e acrescente adubo à volta das plantas. Árvores grandes e arbustos, é preciso afofar a terra à sua volta e reforçá-la com material orgânico.
Cuidado com as pragas
Com as chuvas chegam os micro-organismos que proliferam bastante em espaços húmidos e que podem danificar as plantas do jardim. Mantenha o jardim bem ventilado e com boa incidência solar. Se notar alguma mudança estranha na cor e na textura das folhas, procure um especialista em jardinagem.
Modere as regas para cuidar do jardim
Quando a chuva aparece espaçada, com períodos secos, é preciso complementar a oferta de água com a rega. Esta deve ser feita na parte da manhã, para que as plantas não sofram queimaduras com o aumento da temperatura ao longo do dia.
No entanto, com muita chuva é melhor suspender as regas pois o excesso de água retira nutrientes do solo e compromete a função da raiz.