Até parece que estava no guião. Mas não estava. O que está no guião, mas não parece, é a sequência de peripécias que os atores do Núcleo de Teatro da Sociedade Cultural e Recreativa do Sobralinho desencadeiam no palco do Teatro Tivoli BBVA. Ou é um jarro que se parte, uma caneta que desaparece, ou um livro de contabilidade que fica debaixo do sofá. E tudo isto enquanto tentam descobrir quem assassinou Charles Haversham, o dono da mansão onde se passa todo o espetáculo.
Considerado um triunfo técnico, mas também um verdadeiro caos cénico, “A Peça Que Dá Para o Torto” é a comédia que há mais tempo está em cena no West End: continua em cena em Londres desde 2014 e chegou à Broadway em 2017. Esta produção conta com um Olivier Award na categoria de Melhor Comédia, entre outras sucessivas premiações e tem conquistado a crítica internacional e nacional.
Em Portugal, o replica show desta produção internacional está em cena no Teatro Tivoli BBVA até 25 de maio, com sessões de quarta a domingo. Mais de 22 mil pessoas já assistiram a esta produção que em junho ruma até à invicta, entre os dias 5 a 7 de junho no Coliseu Porto Ageas.
O elenco conta com Afonso Lagarto, Ana Marta Contente, André Leitão, Duarte Grilo, Leonardo Proganó, Matilde Breyner, Telmo Ramalho e Valter Teixeira. Gabriel Palhais, Joana Pialgata e Rodrigo Oliveira, que para além de contra-regra são os understudies. A encenação é de Hannah Sharkey e Frederico Corado.
A UAU Produtora trouxe “A Peça Que Dá Para o Torto” para Portugal em 2020 e volta a importar o projeto internacional, no formato réplica show. A tradução do texto ficou a cargo de Nuno Markl, que adaptou o texto de Henry Lewis, Jonathan Sayer e Henry Shields.
Os bilhetes para “A Peça que Dá Para o Torto” já estão à venda em ticketline e nos locais habituais.