Açafrão: a especiaria com super-poderes

Esta especiaria é uma fonte rica em nutrientes benéficos para o cérebro e corpo.

O açafrão é um condimento culinário adorado por uns e detestado por outros. No entanto, o seu consumo traz benefícios para a saúde e alivia alguns sintomas de problemas como a aterosclerose, insónias, depressão e doença de Alzheimer.

O raio de ação do açafrão ao nível do cérebro é grande. O açafrão auxilia na memória, através dos seus ativos antioxidantes, que ajudam a prevenir o aparecimento de doenças como o Parkinson e o Alzheimer. Algumas propriedades do açafrão auxiliam na produção de serotonina, substância que ajuda a melhorar o humor e, por conseguinte, a reduzir a ansiedade e a intensidade de um estado depressivo.

As propriedades antioxidantes do açafrão podem evitar o desenvolvimento de problemas circulatórios, pois ajudam a reduzir os níveis de colesterol e de triglicéridos no organismo. Já as suas propriedades antibacterianas beneficiam a pele, devido à capacidade do seu extrato de reduzir o acne e agir como um esfoliante natural, removendo as células mortas.

A crocina, que é o carotenoide do açafrão, possui propriedades que podem ajudar a impedir o crescimento de tumores no organismo. Esses mesmos carotenoides também ajudam na proteção dos olhos, impedindo a degeneração macular e o surgimento de cataratas.

O poder desta especiaria pode ajudar ainda em problemas de saúde específicos do género. Assim, como reduz o nível de cortisol e de stress e aumenta os níveis de estrogénio, ameniza o desconforto menstrual e os sintomas da tensão pré-menstrual, nas mulheres. Segundo alguns estudos, nos homens, o consumo de açafrão ajuda a prevenir a ejaculação precoce e a infertilidade.

Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Nestlé lança nuggets e hambúrgueres vegetarianos
Automonitor
Que carro compro agora? Ramón Calderón aconselha um carro a GNC