<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

As rotundas devem fazer-se por dentro ou por fora? Saiba o que diz o Código da Estrada

2 Março 2025
Forever Young

A circulação em rotundas continua a ser tema difícil para muitos condutores.

De acordo com o artigo 14.º-A do Código da Estrada, os condutores que se aproximam de uma rotunda devem sempre ceder passagem a quem já nela circula. Esta regra evita colisões e garante uma entrada segura na interseção, diz o Postal Algarve

 

Quem pretende sair na primeira saída deve ocupar a via mais à direita antes de entrar na rotunda. Se a saída desejada for posterior, o condutor deve posicionar-se inicialmente na via da esquerda e mudar para a direita apenas após passar a saída anterior à pretendida. Esta mudança deve ser feita com precaução e devidamente sinalizada.

Veículos de tração animal, velocípedes e automóveis pesados podem circular na via da direita, independentemente da saída que pretendem utilizar. No entanto, devem permitir que os outros condutores efetuem as suas saídas sem obstrução, seguindo as regras estabelecidas.

 

Uso correto dos piscas

 

A circulação em rotundas faz-se no sentido anti-horário, e quem já está dentro da rotunda tem sempre prioridade. Para evitar confusão, o uso dos indicadores de direção é obrigatório:

 

Pisca à esquerda: deve ser ativado enquanto se circula na rotunda para saídas posteriores.

Pisca à direita: deve ser ligado antes de sair, logo após passar a saída anterior à pretendida.

O uso correto dos piscas permite uma comunicação eficaz entre condutores, reduzindo o risco de colisões.

Multas e penalizações

 

O não cumprimento das regras pode resultar em multas que variam entre 60 e 300 euros. Nos casos mais graves, o condutor pode perder 2 pontos na carta de condução e ficar inibido de conduzir por um período entre 1 e 12 meses.

 

Para esclarecer eventuais dúvidas, a GNR recomenda a visualização do vídeo “Circular em rotundas parece ainda ser tarefa difícil para muitos condutores”, onde são explicadas as regras e os erros mais comuns.