Umas das principais tendências da indústria tecnológica para 2020? A voz.
A verdade é que as tecnologias de inteligência artificial e voz têm crescido exponencialmente nos últimos anos. Cada vez mais começa a ser evidente a importância que as empresas e as marcas estão a dar a esta ferramenta que possibilita inúmeros usos e aplicações.
No fundo um assistente de voz digital consiste num serviço que reconhece a voz dos utilizadores, com o objetivo de compreender diversas frases, expressões ou pedidos. A Alexa (Amazon), a Siri (Apple), a Cortana (Microsoft) e o Google Assistant são alguns dos serviços mais populares.
Para que serve um assistente de voz?
A ideia é que esta tecnologia permita que as pessoas controlem diversas funcionalidades apenas com a sua voz, sem necessidade de usar as mãos.
Apesar de ser uma tecnologia muito associada a um público-alvo mais jovem, a verdade é que este tipo de assistentes podem ser extremamente benéficos para a vida dos cidadãos mais sénior, assim como para qualquer utilizador que tenha limitações ou deficiências de movimento.
[Leia também: Dos macacos assistentes aos helicópteros pessoais. Conheça 5 (das mais ridículas) previsões sobre como seria o mundo em 2020]
Para além de permitirem a reprodução e controlo de música ou fazer chamadas, existem inúmeras funcionalidades práticas destes assistentes de voz que deve conhecer. Eis algumas das principais.
1. Obter informações sobre a meteorologia
Antes de sair de casa o seu assistente pode dar-lhe uma informação concreta relativamente ao estado do tempo para esse mesmo dia. Este tipo de uso pode ser particularmente relevante para todos os utilizadores que sofram de doenças crónicas sensíveis a alterações de temperatura.
2. Encontrar um telemóvel perdido
Isto acontece a todos. Felizmente pode agora pedir a um assistente que faça uma chamada ou um determinando som no seu dispositivo que o ajude a localizar, mesmo que ele esteja em modo silencioso.
3. Saber informação de trânsito
Ninguém gosta de ficar “preso” nas filas intermináveis de carros. O seu assistente de voz pode dar-lhe informação detalhada e atualizada sobre este tema, aconselhando sempre o melhor trajeto.
4. Gerir calendário
Agora nunca mais se vai esquecer do aniversário dos seus amigos ou familiares. Basta que fale para o seu assistente e peça que ele o relembre destas datas mais importantes. Esta funcionalidade é extremamente útil também para controlar todos os seus compromissos ou consultas médicas.
5. Definir lembretes
No seguimento do ponto anterior, os assistentes virtuais podem ter um papel fundamental para assegurar que os tratamentos e, em especial, as medicações são cumpridas conforme definido pelos médicos. Os idosos em particular podem ter alguma dificuldade em lembrar-se de todos os comprimidos que devem tomar diariamente. O assistente pode alertar e avisar sempre que estiver na hora de o fazer.
6. Criar listas
Pode ser uma lista de artigos de supermercado, de ideias para presentes de Natal ou outra coisa qualquer, aqui o importante é que se mantenha organizado com a ajuda do seu assistente virtual. Idealmente esta informação ficará sempre disponível em qualquer um dos seus dispositivos, possibilitando que consiga aceder às suas listas em qualquer situação.
7. Personal Trainer
Por vezes tudo o que necessitamos é de um pouco de motivação e alguma orientação. Sobretudo no que diz respeito ao exercício físico. Felizmente a grande maioria dos assistentes virtuais tem disponível uma série de funcionalidade de fitness que permitem que o seu dispositivo se transforme num personal trainer.
8. Controlar outros dispositivos
Cada vez mais as nossas habitações estão repletas de dispositivos smart. Desde frigoríficos, a aspiradores e lâmpadas, a verdade é que grande parte da nossa casa está agora conectada. Os assistentes virtuais permitem que controle todos estes aparelhos smart utilizando apenas a sua voz, simplificando todas as suas tarefas domésticas.
É certo que nada pode substituir a presença de uma pessoa real ao seu lado, no entanto este tipo de tecnologias pode ajudar a melhorar a condição de vida de muitas pessoas, simplificando processos e reduzindo o esforço e tempo que se tem que aplicar para concretizar certas tarefas.
Faça uso da sua voz!
[Leia também: Estas são as tecnologias que estão a melhorar a qualidade de vida no nosso envelhecimento]