<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Atenção: IUC vai deixar de ser pago no mês da matrícula. Conheça os prazos

29 Maio 2025
Forever Young com Lusa

O pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC) – o antigo selo do carro – até 100 euros passará a ser feito até ao final de Fevereiro, a partir de 2026, sendo desdobrado em duas prestações, pagas em Fevereiro e Outubro, quando supera os 100 euros.

 

Esta medida faz parte do pacote de simplificação fiscal apresentado pelo Governo, numa conferência de imprensa conjunta dos ministros das Finanças e da Economia, após o Conselho de Ministros.

Atualmente, o IUC é pago no mês da matrícula, mas «muitas pessoas esquecem-se qual é o mês em que compraram carro, ou foi comprado em segunda mão» e isso gera atrasos no pagamento e coimas no IUC, apontou o ministro das Finanças, Miranda Sarmento.

O Governo decidiu por isso estabelecer um mês para o pagamento do IUC, caso seja até 100 euros, que será Fevereiro.

Já se for superior a 100 euros será feito em duas prestações, de igual montante, pagas em Fevereiro e Outubro, adiantou Joaquim Miranda Sarmento.

O governante salientou ainda que «esta é uma medida que só vai entrar em vigor em 2026» e que o IUC será devido pelo proprietário do carro no final do ano anterior ao do imposto devido.