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Autoatendimento nos supermercados: «foi detectada uma falha grave naquilo que queria ser uma grande revolução», dizem especialistas

26 Fevereiro 2025
Forever Young

Embora em países como a França 71% das empresas tenham este sistema, ele representa apenas 2% do faturamento dos supermercados.

A chegada das caixas de autoatendimento aos supermercados representou, inicialmente, uma revolução para as empresas, pois parecia indicar que reduziria o tempo de espera, bem como os custos com folha de pagamento. No entanto, com o tempo, as vantagens que parecia oferecer tornaram-se em obstáculos para as próprias empresas.

Segundo dados da NielsenIQ , em 2023, mais de 3.400 lojas na França (71% das empresas) estavam equipadas com estas caixas de autoatendimento, mas apenas 10% a 12% dos clientes as utilizavam, o que aumenta a demora do retorno do investimento a longo prazo. O pagamento via esta caixa representa apenas 2% do faturamento dos supermercados.

Um dos motivos pelos quais esse método deixou de ser rentável foi o aumento dos furtos, já que sem a presença humana, o consumidor parece ter mais facilidade para cometer esse tipo de delito. Por esse motivo, a maioria das marcas está a começar a adotar mudanças. A rede de supermercados e hipermercados Leclerc, por exemplo, está a considerar regressar aos modelos de pagamento tradicionais, enquanto gigantes como Walmart e Target estão a reduzir as suas caixas de autoatendimento.

Outras marcas, por outro lado , decidiram começar a usar inteligência artificial para detectar possíveis fraudes , como é o caso do Intermarché de La Farlède, cujo sistema estuda os movimentos das mãos e dos produtos no caixa através de vídeo. Isso permitiu reduzir a fraude de 3% para 1%.

Outra solução passa por usar checkouts automáticos para compras mais pequenas, enquanto se pode continua a usar checkouts tradicionais para grandes quantidades de produtos.