A prevalência de dores de cabeça e enxaquecas diminui à medida que se envelhece, com pessoas com mais de 60 anos a sofrer delas com pouca frequência, de acordo com um novo estudo.
Apesar disso, um médico emitiu um alerta para que qualquer pessoa com mais de 50 anos que sofra de um tipo específico de dor de cabeça tenha cuidado.
O Dr. Baibing Chen, neurologista dos EUA, afirma que «embora a maioria das dores de cabeça seja inofensiva, há alguns sinais de alerta que devem ser observados». O especialista, conhecido como Dr. Bing nas redes sociais, postou um vídeo no TikTok , explicando como esses alertas de alerta são particularmente preocupantes para pessoas com mais de 50 anos. Isso ocorre porque nessa idade as doenças cerebrais são mais comuns, sendo a “dor de cabeça explosiva” um grande sinal de alerta.
Uma dor de cabeça explosiva é aquela que surge repentinamente e é descrita como intensa, atingindo o pico num minuto.
O Dr. Bing explicou no vídeo que «essa é uma dor de cabeça que atinge o grau máximo de dor num minuto e que as pessoas geralmente descrevem como a pior dor de cabeça das suas vidas».
«O mais importante a ser descartado aqui é hemorragia subaracnoídea, geralmente causada por um aneurisma rompido, mas pode haver outras causas também».
Uma hemorragia subaracnoídea é «um tipo incomum de derrame causado por sangramento na superfície do cérebro», podendo ser uma condição potencialmente muito séria e que pode ser fatal.
Além de uma dor de cabeça repentina e intensa, também pode causar dor no pescoço, vómitos e convulsões.