“O Lago dos Cisnes”, encenado pela companhia Ballet de Kiev, está de regresso a Portugal entre 1 a 3 de dezembro, no Teatro Tivoli BBVA. Os exímios bailarinos ucranianos têm agendadas quatro atuações, o dobro das sessões de 2022, que glorificam os cânones do ballet clássico através da música de Piotr Tchaikovsky.
A companhia Ballet de Kiev nasceu em 2017, pelas mãos do famoso bailarino solista do Teatro da Ópera de Kiev, Victor Ishchuk. Marius Petipa assina a coreografia deste espetáculo, que é uns mais famosos romances da história dos bailados.
“O Lago dos Cisnes” expressa emoções através da beleza e delicadeza da dança e conta a história de um amor impossível entre o príncipe Siegfried e Odette, uma jovem mulher transformada em cisne pelo feiticeiro Von Rothbart. Este clássico apresenta a dualidade entre o bem e o mal, representada pela pureza do cisne branco (Odette) e pela duplicidade de Odile, cisne negro e filha do feiticeiro.
O bailado que regressa a Lisboa, encenado pelos bailarinos do Ballet de Kiev, é um dos poemas em movimento mais belos do bailado clássico pois, apesar das circunstâncias, a atuação pauta-se acima de tudo, pelos valores de superação e espírito de resiliência. Estes valores, que se opõem aos horrores da guerra tão presentes na memória coletiva, inspiram todos aqueles que assistem à leveza da dança dos bailarinos ucranianos.
Os bilhetes para ‘O Lago dos Cisnes’, do Ballet de Kiev, já estão à venda, a partir de 20€, em Ticketline e nos locais habituais.