O Papa emérito Bento XVI está “lúcido, consciente e estável”, mas o seu estado continua grave, declarou hoje o Vaticano, um dia depois de revelar o agravamento da saúde do ex-pontífice de 95 anos.
O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, afirmou, em comunicado, que Bento XVI “conseguiu descansar bem na noite passada, está absolutamente lúcido e consciente e hoje, embora o seu estado permaneça grave, a situação no momento é estável”.
Bruni disse que o Papa Francisco renovou o seu pedido de orações pelo antecessor e ainda que “o acompanhassem nestas horas difíceis”.
Na quarta-feira, durante a audiência semanal, Francisco revelou que Bento XVI estava “muito doente” e que o visitou em casa, no mosteiro Mater Ecclesiae – localizado nos Jardins do Vaticano -, onde vive desde que renunciou em 2013, provocando temores que estivesse à beira da morte.
O Vaticano disse, mais tarde na quarta-feira, que o estado de saúde de Bento XVI havia piorado, mas que a situação estava sob controlo e que o Papa emérito permanecia sob vigilância médica.