Falar em Black Friday, em 29 de novembro, é, sem dúvida, falar no maior dia de descontos do ano. Porém, aproveitá-lo da melhor forma exige uma estratégia certa para o objetivo traçado para o mesmo. Alguns compradores e especialistas em compras, em declarações ao site Considerable, explicaram quais são as suas melhores histórias da Black Friday, de anos anteriores, e como o leitor se pode preparar para evitar as piores.
«Espere o inesperado»
A professora de negócios da Columbia Business School Vicki Morwitz, que também passou anos como cliente durante a Black Friday, atualmente mantém a essa tradição anual que tinha com a mãe mais à distância. Por exemplo, no ano passado, quando, por um capricho, viu uma venda de viagens para um hotel boutique de luxo, aproveitou para reservar a sua viagem a Israel.
De surpresa, Morwitz reparou na existência de um desconto de 50%, na venda da Black Friday, que já «estava na minha faixa de preço, e eu reservei e fiquei muito, muito feliz».
Dica: Verifique os sites das suas lojas e empresas favoritas na Black Friday, não importa o quão obscuro. Algumas marcas de luxo podem oferecer descontos, mesmo que raramente sejam colocados à venda na loja.
«Acompanhe as subidas e descidas do preços»
De acordo com um estudo recente, são muitas as pessoas que pretendem fazer compras na Black Friday deste ano. Todavia, o investigador, Danny McLoughlin, que é o diretor de conteúdo e pesquisa de um site de análise de preços, estudou dados dos últimos três anos para milhares de sapatilhas e informou que o seu valor era mais baixo em 66%, de 1 de agosto de 2018 a 31 de julho de 2019, do que na Black Friday.
Dica: Comece a controlar os preços agora. Dessa forma, pode saber o valor do desconto, se houver, de determinado produto.
«Não crie pressões ou ansiedade»
Ao pesquisar ofertas nesta temporada de férias, lembre-se que não há necessidade de se limitar à Black Friday. Segunda é tempo da Ciber Monday e depois os saldos vêm já em janeiro. A blogger da AllThingsTarget Christy Palmer, diz que as ofertas da Black Friday já estavam disponíveis antes e algumas ainda podem estar depois.
Palmer esclareceu que «muitas lojas online iniciam as vendas na Black Friday antes da Black Friday, para que o cliente possa frequentemente obter as ofertas desejadas e nem precisar sair de casa». Alguns preços iguais ou superiores também eram visiveis, «mesmo após o término da Black Friday».
Dica: Mantenha os hábitos de compra após a Black Friday. Acompanhe a variação dos preços, inscrevendo-se em listas de distribuição e aproveite as promoções.
«Fique em casa e aproveite as vantagens do online»
Na Black Friday, a blogger Lydia Senn não se incomoda a ir à loja fazer compras, quando as pode realizar online em casa «de pijama com uma chávena de café na mão e a Netflix na televisão». A escritora também não interrompe o seu tempo da família no Dia de Ação de Graças (evento norte-americano) para fazer compras.
Lydia Senn encontra ofertas de destaque online após uma preparação para compras, que inclui o mapeamento de uma lista de compras e a visualização de anúncios da Black Friday online em sites das lojas com promoções.
Dica: Evite as multidões, pois as ofertas da Black Friday também chegam a sua casa. As vendas online geralmente acontecem a partir do dia de ação de graças (quarta quinta-feira do mês de novembro) e a segunda-feira seguinte, a Cyber Monday.
«Foque-se nas suas necessidades»
O web developer norte-americano Ravi Gehlot faz compras o ano inteiro, inclusive na Black Friday. De facto, foi quando ele obteve grandes descontos em monitores. Mas, apesar dessa proeza na busca de acordos, Gehlot pode ter o melhor conselho de todos: «não compre apenas para fazer compras».
Dado o seu sucesso no passado ao conseguir gozar de grandes descontos, Ravi Gehlot não pretende ir às compras este ano, porque «realmente não preciso de nada no momento».
Dica: Planeie e concentre-se nos produtos de que precisa e mantenha-se firme nessa lista durante as vendas da Black Friday.