Bob Barley é a primeira cerveja portuguesa aromatizada com cânhamo

Nortada anuncia edição especial de uma cerveja que combina o seu sabor herbáceo com a cultura jamaicana.

Inicialmente, a Bob Barley está apenas disponível num total de 2 mil litros, no local de produção, na cidade do Porto. Esta nova cerveja artesanal portuguesa, além das quatro matérias-primas base (água, malte, lúpulo e levedura), é aromatizada com flores de cânhamo, uma planta da família do lúpulo.

Assim, o resultado é uma cerveja «com um aroma e sabor arrojado», segundo o CEO da Cerveja Nortada, Pedro Mota. Nesta edição especial ganham destaque as notas ervais, no entanto, tal como as restantes cervejas da marca portuense, a Bob Barley não é filtrada nem pasteurizada.

Como indica o nome com que a cerveja foi batizada, a Bob Barley – que contém 5 por cento de teor alcoólico -, é fruto de uma óbvia relação com a cultura jamaicana. Todas as edições especiais, assim como os clássicos da Nortada, são um produto do trabalho e da pesquisa de uma equipa liderada pela mestre cervejeira, Diana Canas, que é a primeira portuguesa formada na escola alemã VLB.

Bob Barley é a primeira cerveja portuguesa aromatizada com cânhamo

Apresentação da Nortada

Com efeito, esta é uma marca de cerveja artesanal portuguesa, cuja fábrica se situa na Rua Sá da Bandeira, na cidade do Porto. Em Abril de 2017, são produzidos, na Fábrica Nortada, os primeiros lotes de cerveja.

De acordo com o seu CEO, esta é uma empresa que procura «inovar e desafiar-nos a nós e aos consumidores a provar algo diferente», o que argumenta o aparecimento da Bob Barley e a decisão de «fazer uma cerveja com cânhamo (Cannabis Sativa L)», explica Pedro Mota.

A Fábrica Nortada emprega mais de 50 pessoas, no coração da cidade do Porto, e, além de ser uma unidade de produção, aposta num conceito de brewpub. Esta dinâmica permite aos clientes acompanharem a produção da cerveja, enquanto provam todos os tipos de cerveja. A cerveja Nortada já se encontra presente em todo o país, com mais de 500 pontos de venda do canal horeca e nos maiores grupos de hipermercados.

Artigos relacionados
Comentários